A FORÇA DA MÚSICA E DA ARTE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PARÓDIA PARA SENSIBILIZAR SOBRE A DENGUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5806

Palavras-chave:

Educação, Dengue, Ludicidade, Música, Arte-Teatro

Resumo

O projeto de extensão “Educar para Prevenir - Saúde da Criança e do Adolescente” tem como objetivo oferecer informações reflexivas de saúde, visando a conscientização, prevenção e controles de agravos e doenças. Com essa premissa, o projeto sensibilizou crianças sobre a dengue usando música e arte. A metodologia incluiu atividades lúdicas, como teatro e paródia, desenvolvidas por acadêmicos da Faculdades Pequeno Príncipe em interação com estudantes do sexto ano de uma escola localizada em Curitiba-PR. As apresentações, realizadas em maio de 2024, evidenciaram os benefícios de um ambiente educativo que promove a ludicidade e a participação ativa dos alunos. Os resultados mostraram que as dinâmicas e a confecção de trajes de mosquito facilitaram a assimilação dos conteúdos, estimulando o engajamento das crianças. Assim, o projeto reforçou a necessidade de abordagens educativas que promovam atividades lúdicas, fomentando o desenvolvimento de habilidades críticas e senso de responsabilidade nos jovens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Renata Bottan Martins

    Faculdades Pequeno Príncipe.

  • Annelise Ribeiro da Silva

    Faculdades Pequeno Príncipe.

  • Isabella Rita Pramio Ribeiro

    Faculdades Pequeno Príncipe.

  • Giovanna de Oliveira Rumor

    Faculdades Pequeno Príncipe.

  • Adriana Cristina Franco

    Faculdades Pequeno Príncipe.

  • Luiza Tatiana Forte

    Faculdades Pequeno Príncipe.

  • Luiz Fernando Correa do Nascimento Neto

    Faculdades Pequeno Príncipe.

  • Fernanda de Andrade Galliano Daros Bastos

    Faculdades Pequeno Príncipe.

Referências

Brêtas JRS, Pereira SR. Projeto de extensão universitária: um espaço para formação profissional e promoção da saúde. Trab. educ. saúde. 2007;5(2):367-380. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462007000200008

Martins RPL. Contribuição da música no desenvolvimento das habilidades e da linguagem do bebê: um estudo de caso. [Monografia]. Londrina: Escola de Música e Belas Artes do Paraná; 2004.

Brito TA de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis; 2003. 204 p.

Melo DMF de, Lourenço JDP. A Importância da Música na Educação Infantil. [Trabalho de Conclusão de Curso]. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; 2023.

Barroco SMS, Superti T. Vigotski e o estudo da psicologia da arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia & Sociedade. 2014;26(1):22-31. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100004

Freitas FAG, Andrade LF. Dengue: uma revisão narrativa da literatura. Revista Sociedade Científica. 2023;6(1):3408-3455. DOI: https://doi.org/10.61411/rsc64756

Souza JMP, Gonçalves DM, Lima EWG. A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo teórico-metodológico. Perspectivas em Diálogo. 2023;10(25):338-350. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.18638

Marim MAD, Carvalho AMS, Diniz VRM, Castro SA de. Teatro como estratégia educativa em saúde: relato de experiência de alunos do curso de graduação em enfermagem. Rev. Med. Saúde. 2019;2(4):37-50.

Gomes LCC. A importância da musicalização no desenvolvimento das funções psíquicas superiores nas crianças da educação infantil. [Monografia]. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2013.

Machado LAR. A paródia como objeto de aprendizagem. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2015.

Rozin L, et al. Projetos de extensão das Faculdades Pequeno Príncipe: uma trajetória a compartilhar. Curitiba: Editora CRV; 2020. 146 p. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868979.9

Andrade APE de, Chaves M. A dança na educação infantil: estudos para o desenvolvimento e a aprendizagem em festividades juninas. Educ. Anál., 2024;9(2):462-481. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p462

Downloads

Publicado

24/10/2024

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias

Como Citar

A FORÇA DA MÚSICA E DA ARTE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PARÓDIA PARA SENSIBILIZAR SOBRE A DENGUE. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105806. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5806