A FORÇA DA MÚSICA E DA ARTE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PARÓDIA PARA SENSIBILIZAR SOBRE A DENGUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5806

Palavras-chave:

Educação, Dengue, Ludicidade, Música, Arte-Teatro

Resumo

O projeto de extensão “Educar para Prevenir - Saúde da Criança e do Adolescente” tem como objetivo oferecer informações reflexivas de saúde, visando a conscientização, prevenção e controles de agravos e doenças. Com essa premissa, o projeto sensibilizou crianças sobre a dengue usando música e arte. A metodologia incluiu atividades lúdicas, como teatro e paródia, desenvolvidas por acadêmicos da Faculdades Pequeno Príncipe em interação com estudantes do sexto ano de uma escola localizada em Curitiba-PR. As apresentações, realizadas em maio de 2024, evidenciaram os benefícios de um ambiente educativo que promove a ludicidade e a participação ativa dos alunos. Os resultados mostraram que as dinâmicas e a confecção de trajes de mosquito facilitaram a assimilação dos conteúdos, estimulando o engajamento das crianças. Assim, o projeto reforçou a necessidade de abordagens educativas que promovam atividades lúdicas, fomentando o desenvolvimento de habilidades críticas e senso de responsabilidade nos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Priscila Renata Bottan Martins

Faculdades Pequeno Príncipe.

Annelise Ribeiro da Silva

Faculdades Pequeno Príncipe.

Isabella Rita Pramio Ribeiro

Faculdades Pequeno Príncipe.

Giovanna de Oliveira Rumor

Faculdades Pequeno Príncipe.

Adriana Cristina Franco

Faculdades Pequeno Príncipe.

Luiza Tatiana Forte

Faculdades Pequeno Príncipe.

Luiz Fernando Correa do Nascimento Neto

Faculdades Pequeno Príncipe.

Fernanda de Andrade Galliano Daros Bastos

Faculdades Pequeno Príncipe.

Referências

Brêtas JRS, Pereira SR. Projeto de extensão universitária: um espaço para formação profissional e promoção da saúde. Trab. educ. saúde. 2007;5(2):367-380. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462007000200008

Martins RPL. Contribuição da música no desenvolvimento das habilidades e da linguagem do bebê: um estudo de caso. [Monografia]. Londrina: Escola de Música e Belas Artes do Paraná; 2004.

Brito TA de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis; 2003. 204 p.

Melo DMF de, Lourenço JDP. A Importância da Música na Educação Infantil. [Trabalho de Conclusão de Curso]. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; 2023.

Barroco SMS, Superti T. Vigotski e o estudo da psicologia da arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia & Sociedade. 2014;26(1):22-31. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100004

Freitas FAG, Andrade LF. Dengue: uma revisão narrativa da literatura. Revista Sociedade Científica. 2023;6(1):3408-3455. DOI: https://doi.org/10.61411/rsc64756

Souza JMP, Gonçalves DM, Lima EWG. A importância da ludicidade no processo de aprendizagem na escola: um estudo teórico-metodológico. Perspectivas em Diálogo. 2023;10(25):338-350. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.18638

Marim MAD, Carvalho AMS, Diniz VRM, Castro SA de. Teatro como estratégia educativa em saúde: relato de experiência de alunos do curso de graduação em enfermagem. Rev. Med. Saúde. 2019;2(4):37-50.

Gomes LCC. A importância da musicalização no desenvolvimento das funções psíquicas superiores nas crianças da educação infantil. [Monografia]. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2013.

Machado LAR. A paródia como objeto de aprendizagem. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2015.

Rozin L, et al. Projetos de extensão das Faculdades Pequeno Príncipe: uma trajetória a compartilhar. Curitiba: Editora CRV; 2020. 146 p. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868979.9

Andrade APE de, Chaves M. A dança na educação infantil: estudos para o desenvolvimento e a aprendizagem em festividades juninas. Educ. Anál., 2024;9(2):462-481. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p462

Publicado

24/10/2024

Como Citar

Renata Bottan Martins, P., Ribeiro da Silva, A., Rita Pramio Ribeiro, I., de Oliveira Rumor, G., Cristina Franco, A., Tatiana Forte, L., … de Andrade Galliano Daros Bastos, F. (2024). A FORÇA DA MÚSICA E DA ARTE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PARÓDIA PARA SENSIBILIZAR SOBRE A DENGUE. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105806. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5806

Edição

Secção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias