EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO BASE PARA A ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EFICAZ DE HÁBITOS FINANCEIROS A LONGO PRAZO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6151

Palavras-chave:

Educação Financeira, Estabilidade econômica, Planejamento financeiro

Resumo

Diante das crescentes demandas do cenário econômico contemporâneo, a educação financeira tem se mostrado essencial para capacitar indivíduos a tomarem decisões mais conscientes sobre suas finanças. Este estudo visa compreender como a educação financeira pode servir de base para o planejamento e organização eficaz dos hábitos financeiros, promovendo estabilidade econômica a longo prazo. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa, dividida em uma revisão teórica e uma pesquisa de campo. A revisão abordou conceitos e teorias de educação financeira, enquanto a pesquisa de campo utilizou questionários aplicados a habitantes de uma cidade do noroeste paulista e regiões vizinhas. As questões exploraram o perfil demográfico, o conhecimento financeiro e as práticas de planejamento dos respondentes. Os resultados apontaram que, apesar de muitos participantes reconhecerem a importância do planejamento financeiro, a maioria apresenta conhecimento básico e utiliza métodos tradicionais para controle de gastos, como cadernos e anotações manuais. Além disso, foi constatado que os respondentes que possuem maior familiaridade com a educação financeira apresentam práticas mais eficazes de controle financeiro. Conclui-se que a educação financeira desempenha um papel crucial na organização dos hábitos financeiros e que há uma necessidade de programas de conscientização para incentivar o uso de ferramentas tecnológicas no planejamento financeiro pessoal, promovendo maior estabilidade econômica e qualidade de vida.

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Biografia do Autor

  • Amanda Santos de Oliveira

    Discente do curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura de Votuporanga.

  • Carolina Mariano de Andrade

    Discente do curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura de Votuporanga.

  • Ijosiel Mendes

    Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP).

  • Elimeire Alves de Oliveira

    Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Letras (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Direito (UNIFEV). Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP).

  • Suéllen Danúbia da Silva

    Docente da Faculdade Futura de Votuporanga.  Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV). Graduada em Administração pela Faculdade Futura. Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO). Mestrado em Administração (UNIMEP).

  • Fernando Henrique Barros Mainardi

    Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC). Graduado em Administração pela UNIFEV) e Teologia pela FATEC. Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

  • Jairo Antônio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira

    Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Direito (UNIFEV). Especialista em Direito Processual (UNISUL). Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

  • Melka Carolina Faria Catelan

    Graduação em Matemática pela Unesp. Graduação em Pedagogia pelo Centro de Educação Continuada. Mestrado em Matemática pela Unesp. Docente na Faculdade Futura de Votuporanga.

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Publicado

04/01/2025

Como Citar

EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO BASE PARA A ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EFICAZ DE HÁBITOS FINANCEIROS A LONGO PRAZO. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(1), e616151. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6151