PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ENSINAR E APRENDER BRINCANDO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Keila Cristina de Paiva Silva
  • Tatiane de Moura dos Anjos Portugal
  • Hamilton de Lopes de Lima
  • Sabrina Félix de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6311

Palavras-chave:

Brincar. Educação Infantil. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a importância do brincar como processo organizativo principal na aprendizagem da criança da educação infantil. Trata da contextualização do desenvolvimento da criança, por entender que o lúdico faz parte de sua infância, frente ao processo construtivo de ensino e seu desenvolvimento integral. Desta forma, apresenta como objetivo principal analisar a importância do lúdico, do brincar e do jogo na Educação Infantil. O método da pesquisa é bibliográfico, como forma de apresentar o tema proposto por meio de livros e artigos baseado em autores como Freire, Friedman, Kishimoto, Libânio, entre outros. Enfim, acredita-se que o lúdico e o jogo, enquanto atividades vivenciadas pela crianças, podem transformar a prática pedagógica de forma dinâmica, valorizando a relação pensar x fazer, ao mesmo tempo em que produz prazer e satisfação.

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Biografia do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Tatiane de Moura dos Anjos Portugal

    Educação.

  • Hamilton de Lopes de Lima

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

  • Sabrina Félix de Oliveira

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

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Publicado

28/03/2025

Como Citar

PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ENSINAR E APRENDER BRINCANDO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(3), e636311. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6311