UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NAS AULAS DE QUÍMICA: UM RECORTE TEMPORAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ENEQ (2012-2023)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6329Palavras-chave:
Baixo custo, Experimentação, Materiais alternativos, ENEQResumo
No presente artigo analisamos a utilização de experimentos de baixo custo como recurso didático para o ensino de Química a partir de um recorte temporal (2012-2023) da produção científica do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). O trabalho baseia-se numa revisão sistemática da literatura utilizando marcadores com as palavras-chave “experimentação”, “baixo custo”, “materiais alternativos” e “ensino de Química” que dialogam com a produção científica nos anais do ENEQ. A utilização de experimentos de baixo custo nas aulas de Química pode ser uma estratégia eficiente, principalmente em escolas que ainda não possuem infraestrutura adequada com laboratórios de ciências equipados e auxílio técnico para preparação das aulas juntamente com os professores. Como resultado, foi observada uma diminuição nas produções científicas ao longo do período analisado, sendo os principais fatores prováveis a pandemia de Covid-19, a falta de suporte técnico para auxiliar o professor na preparação das aulas práticas experimentais e escassez de recursos laboratoriais para minimamente possibilitar a execução das aulas de laboratório.
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