UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NAS AULAS DE QUÍMICA: UM RECORTE TEMPORAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ENEQ (2012-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6329

Palavras-chave:

Baixo custo, Experimentação, Materiais alternativos, ENEQ

Resumo

No presente artigo analisamos a utilização de experimentos de baixo custo como recurso didático para o ensino de Química a partir de um recorte temporal (2012-2023) da produção científica do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). O trabalho baseia-se numa revisão sistemática da literatura utilizando marcadores com as palavras-chave “experimentação”, “baixo custo”, “materiais alternativos” e “ensino de Química” que dialogam com a produção científica nos anais do ENEQ. A utilização de experimentos de baixo custo nas aulas de Química pode ser uma estratégia eficiente, principalmente em escolas que ainda não possuem infraestrutura adequada com laboratórios de ciências equipados e auxílio técnico para preparação das aulas juntamente com os professores. Como resultado, foi observada uma diminuição nas produções científicas ao longo do período analisado, sendo os principais fatores prováveis a pandemia de Covid-19, a falta de suporte técnico para auxiliar o professor na preparação das aulas práticas experimentais e escassez de recursos laboratoriais para minimamente possibilitar a execução das aulas de laboratório.

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Biografia do Autor

  • Ana Gabrielly Bernardo de Lima

    Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Currais Novos.

     

  • Argeu Cavalcante Fernandes

    Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor  de  Química  EBTT  do  IFRN - Campus Currais Novos,  com  atuação  nos  níveis médio  e  superior. 

     

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Publicado

30/03/2025

Como Citar

UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NAS AULAS DE QUÍMICA: UM RECORTE TEMPORAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ENEQ (2012-2023). (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(3), e636329. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6329