CIDADANIA GLOBAL E INCLUSÃO DIGITAL: CONSTRUINDO PONTES PARA O APRENDIZADO EFICAZ EM AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA NA ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JARBAS PASSARINHO, CAMARAGIBE-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6431

Palavras-chave:

Inclusão Digital; Aprendizado; Cidadania Global; Equidade Educacional

Resumo

Este artigo investiga a confluência entre cidadania global e inclusão digital, enfatizando como essas áreas podem enriquecer o aprendizado em ambientes de ensino remoto. A cidadania global é essencial para o desenvolvimento de indivíduos críticos e engajados, permitindo que compreendam e se envolvam com questões tanto globais quanto locais, além de fomentar um sentimento de responsabilidade social e ética. Em um mundo cada vez mais interconectado, essa perspectiva educacional se torna indispensável para preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Por outro lado, a inclusão digital se destaca como uma ferramenta essencial para assegurar que todos os estudantes possam aproveitar as oportunidades educacionais proporcionadas pela tecnologia. A ausência de acesso a dispositivos e à internet pode acentuar desigualdades, prejudicando a participação de certos alunos em ambientes de aprendizado remoto. Assim, a inclusão digital não apenas possibilita o acesso à educação, mas também favorece a equidade, capacitando todos os estudantes a adquirirem as habilidades necessárias para ter sucesso em um mundo digital. O estudo de caso da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho demonstra como práticas inclusivas podem ser implementadas para construir uma comunidade escolar mais unida e preparada. Por meio de iniciativas que promovem a cidadania global e a inclusão digital, a escola tem conseguido envolver alunos e famílias, fortalecendo o aprendizado colaborativo e a conscientização sobre questões sociais e ambientais. 

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Biografia do Autor

  • José Maurício de Carvalho Paes de Andrade

    Técnologo em processamento de dados e análise de sistemas pela universidade católica de Pernambuco - Unicap - recife - PE. Engenheiro florestal pela UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - sede -Recife -PE. Pós-graduação em direito ambiental pela Universidade Maurício de Nassau - sede - Recife - PE.  Técnico em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco - sede- Recife -PE. Universidad Europea del Atlántico – UNEATLANTICO.

  • Tiago Santiago de Carvalho

    Graduação em licenciatura plena em Geografia. Pós-graduação em Metodologia  do Ensino em Geografia. Pós-graduação em Geografia e Meio Ambiente. Pós-graduação em Geografia Física e das Populações. Universidad Europea del Atlántico – UNEATLANTICO.

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Publicado

04/05/2025

Como Citar

CIDADANIA GLOBAL E INCLUSÃO DIGITAL: CONSTRUINDO PONTES PARA O APRENDIZADO EFICAZ EM AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA NA ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JARBAS PASSARINHO, CAMARAGIBE-PE. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(5), e656431. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6431