CIDADANIA GLOBAL E INCLUSÃO DIGITAL: CONSTRUINDO PONTES PARA O APRENDIZADO EFICAZ EM AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA NA ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JARBAS PASSARINHO, CAMARAGIBE-PE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6431Palavras-chave:
Inclusão Digital; Aprendizado; Cidadania Global; Equidade EducacionalResumo
Este artigo investiga a confluência entre cidadania global e inclusão digital, enfatizando como essas áreas podem enriquecer o aprendizado em ambientes de ensino remoto. A cidadania global é essencial para o desenvolvimento de indivíduos críticos e engajados, permitindo que compreendam e se envolvam com questões tanto globais quanto locais, além de fomentar um sentimento de responsabilidade social e ética. Em um mundo cada vez mais interconectado, essa perspectiva educacional se torna indispensável para preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Por outro lado, a inclusão digital se destaca como uma ferramenta essencial para assegurar que todos os estudantes possam aproveitar as oportunidades educacionais proporcionadas pela tecnologia. A ausência de acesso a dispositivos e à internet pode acentuar desigualdades, prejudicando a participação de certos alunos em ambientes de aprendizado remoto. Assim, a inclusão digital não apenas possibilita o acesso à educação, mas também favorece a equidade, capacitando todos os estudantes a adquirirem as habilidades necessárias para ter sucesso em um mundo digital. O estudo de caso da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho demonstra como práticas inclusivas podem ser implementadas para construir uma comunidade escolar mais unida e preparada. Por meio de iniciativas que promovem a cidadania global e a inclusão digital, a escola tem conseguido envolver alunos e famílias, fortalecendo o aprendizado colaborativo e a conscientização sobre questões sociais e ambientais.
Downloads
Referências
ATHAYDE, Patrick Landal et al. Possíveis contribuições de estratégias voltadas às questões sociocientíficas para o ensino de termodinâmica: elaboração de uma sequência didática com a promoção da alfabetização científica e tecnológica. 2024. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
CARVALHO, A. P.; RAMBO, A. G.; ANDREIS, A. M. CIDADANIA GLOBAL E CIDADANIA LOCAL: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO. RDE-Revista de Desenvolvimento Econômico, v. 1, n. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.29327/1353188.20-7
DA ROSA, C. S.; STRECK, D. CÁTEDRAS UNESCO: um lugar para a educação popular na universidade?. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 33, n. 76, p. 227-238, 2024. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p227-238
DOS SANTOS, F. D. V.; PAIVA, C. D. C.; DA SILVA, K. F.; DE BARROS DIAS, J. T. L.; MONTEIRO, J. D. T.; DE SOUZA, S. S.; DE OLIVEIRA, L. T. S. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL (ECG): O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E ENGAJADOS. Revista Contemporânea, v. 4, n. 9, p. e5856-e5856, 2024. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV4N9-155
GUILHERME, Rosilaine Coradini; PEDERSEN, Jaina Raqueli (orgs.). Temas sem fronteiras: a pesquisa na formação acadêmico-profissional. Bagé, RS: Unipampa, 2024. 223 p. E-book
LIBÂNEO, José Carlos et al. Entrevista com o professor José Carlos Libâneo–o curso de Pedagogia no balanço das Políticas Educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 8, n. 27, 2022. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72022827624635
NOGUEIRA, Conceição; SAAVEDRA, Luísa. Educar para uma cidadania activa: (re)pensar o papel dos professores. [S. l.: s. n.], 2001.
ROCHA, Clécia Rodrigues da Silva. Os desafios dos estudantes com deficiência visual no curso de Pedagogia da UFPB e a importância do aluno apoiador em seu processo de formação. [S. l.: s. n.], 2023.
SANTOS JUNIOR, R. G. D. O impacto da educação a distância na inclusão digital: uma revisão de literatura. [S. l.: s. n.], 2024.
TCHMOLO, M. L.; GONZAGA, C. A. M.; PUTINI, F. V. D., MAGANHOTTO, R. F.; KNOREK, R. Proposta de um novo conceito para turismo sustentável, à luz dos saberes de cidadania global e desenvolvimento sustentável. Turismo: Visão e Ação, v. 26, p. e20056, 2024. DOI: https://doi.org/10.14210/tva.v26.20056
WESTPHAL, James D. Systemic symbolic management, corporate social responsibility, and corporate purpose: A cautionary tale. Strategy Science, v. 8, n. 2, p. 221-232, 2023. DOI: https://doi.org/10.1287/stsc.2023.0188
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.