LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6455

Palavras-chave:

Mudanças climáticas. Meio ambiente. Crianças. Mundo

Resumo

A literatura destinada ao público infantil desempenha um papel crucial no processo de alfabetização e letramento, pois estimula o interesse pela leitura e contribui para a formação de conhecimentos linguísticos e cognitivos nas crianças. Por meio de narrativas, personagens e ilustrações, os livros infantis promovem a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico entre os jovens leitores. Além disso, essa forma de literatura é benéfica para o desenvolvimento das habilidades de linguagem oral e escrita, facilitando uma compreensão mais eficaz do uso da língua. Em relação à metodologia utilizada neste trabalho de pesquisa, além da análise bibliográfica, foi empregada também a pesquisa exploratória. Os resultados indicam que a literatura infantil é fundamental na formação da criança, especialmente na maneira como apresenta o mundo ao seu redor. Além disso, a pesquisa exploratória demonstrou que a interação com livros e histórias incentiva o prazer pela leitura, cultivando hábitos que podem se estender por toda a vida. Portanto, é vital que educadores e pais fiquem atentos às obras oferecidas às crianças, assegurando acesso a uma diversidade de histórias que possam inspirá-las e desafiá-las em seu pensamento crítico sobre o mundo à sua volta. Esses achados enfatizam a relevância de integrar efetivamente a literatura infantil no currículo escolar e nas práticas de leitura em casa, criando um ambiente rico em narrativas que favoreçam o desenvolvimento integral da criança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Michelle de Fátima Gonçalves

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

     

  • Cristiane Gonçalves da Costa

    FPMME - Mestrado em Educação- Fundação Universitária Ibero-americana.

  • Tatiana Portela Barreto

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Sabrina Félix de Oliveira

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

     

  • Hamilton Lopes de Lima

    Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO.

  • Tatiane de Moura dos Anjos Portugal

    Educação.

Referências

BEZERRA, V. L. R. (2025). O papel da literatura infantil na compreensão leitora.

BUENO, T. B., DE OLIVEIRA, L., & DO NASCIMENTO SIQUEIRA, C. (2025). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Conexões e Desafios na Educação Contemporânea. Revista Científica Educ@ ção, 10(15). DOI: https://doi.org/10.46616/rce.v10i15.127

DEOCLECIO, L. F. (2025). Alfabetização e letramento digital: graphogame como ferramenta educacional. Brazilian Journal of Business, 7(1), e77871-e77871. DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv7n1-052

DA SILVA, Sandra Helena Bernardo; DE FREITAS, Rodrigo Rodrigues. O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO. Educação em Foco, v. 30, n. 1, p. e30004-e30004, 2025.

DOS SANTOS SCARPITTA, Amanda; OLIVEIRA, Rosilene Souza. Um relato de experiência sobre o estágio supervisionado: desenvolvendo competências pedagógicas no curso de Pedagogia. Revista Semiárido De Visu, p. 287-302, 2025. DOI: https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1263

dos Santos Alves, L. S. (2025). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ENTRE BUSCAS, ACHADOS E CONCEITO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), 7, 202-215. DOI: https://doi.org/10.35685/revintera.v7i1.4245

LIMA, Dina Séfora Santana Menezes; DA SILVA BARROSO, Maria Cleide; MENEZES, Daniel Brandão. A importância da formação continuada de professores no ensino de Estatística articulada ao ensino de Ciências por Investigação para o desenvolvimento da alfabetização científica nos Anos Iniciais. REXE: Revista de estudios y experiencias en educación, v. 24, n. 54, p. 267-293, 2025. DOI: https://doi.org/10.21703/rexe.v24i54.2348

REIS, Evileide Carvalho. Literatura infantil e a formação de leitores. 2025.

VALE, K. C. R., & GOMES, V. L. (2025). Alfabetização e letramento de jovens e adultos com Síndrome de Down: Uma revisão integrativa. Revista Diálogos Interdisciplinares, 1(17), 226-245. DOI: https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22831

Downloads

Publicado

23/05/2025

Como Citar

LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(5), e656455. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6455