LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i5.6455Palavras-chave:
Mudanças climáticas. Meio ambiente. Crianças. MundoResumo
A literatura destinada ao público infantil desempenha um papel crucial no processo de alfabetização e letramento, pois estimula o interesse pela leitura e contribui para a formação de conhecimentos linguísticos e cognitivos nas crianças. Por meio de narrativas, personagens e ilustrações, os livros infantis promovem a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico entre os jovens leitores. Além disso, essa forma de literatura é benéfica para o desenvolvimento das habilidades de linguagem oral e escrita, facilitando uma compreensão mais eficaz do uso da língua. Em relação à metodologia utilizada neste trabalho de pesquisa, além da análise bibliográfica, foi empregada também a pesquisa exploratória. Os resultados indicam que a literatura infantil é fundamental na formação da criança, especialmente na maneira como apresenta o mundo ao seu redor. Além disso, a pesquisa exploratória demonstrou que a interação com livros e histórias incentiva o prazer pela leitura, cultivando hábitos que podem se estender por toda a vida. Portanto, é vital que educadores e pais fiquem atentos às obras oferecidas às crianças, assegurando acesso a uma diversidade de histórias que possam inspirá-las e desafiá-las em seu pensamento crítico sobre o mundo à sua volta. Esses achados enfatizam a relevância de integrar efetivamente a literatura infantil no currículo escolar e nas práticas de leitura em casa, criando um ambiente rico em narrativas que favoreçam o desenvolvimento integral da criança.
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