USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM - TÉCNICA ÀS CEGAS DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.651

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Educação em enfermagem, Higienização das mãos

Resumo

Objetivos: Discutir estratégias de aprendizagem no ensino de Fundamentos de enfermagem; Identificar quais estratégias possuem melhor compreensão para os alunos técnicos de enfermagem; Empregar metodologias ativas no ensino de práticas de enfermagem. Material e métodos: O presente trabalho parte de um relato de experiências onde, a docente da disciplina, trouxe para a turma a proposta das metodologias ativas de ensino, foi utilizada a metodologia de prática às cegas, onde a turma foi levada ao laboratório em grupos, vedados com tapa olhos, onde o grupo realizava a lavagem das mãos com tinta guache.  Resultados: Ao concluir a lavagem, era retirada as vendas para que os mesmos vislumbrassem os locais onde estava sem tinta e consequentemente não foi realizado a higienização correta. Posteriormente foi aplicada a avaliação formal da disciplina que demonstrou um significativo aprendizado pela turma. Conclusão: Para se alcançar melhorias requer uma mudança tanto no Sistema de Saúde quanto no comportamento individual dos profissionais nele envolvidos, enquanto profissionais da saúde, somos educadores e como tal devemos nos dedicar a uma formação crítica e reflexiva pautado na qualidade da assistência prestada.

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Biografia do Autor

  • Brenda Cardoso Arruda Ferreira, Universidade Castelo Branco

    Universidade Castelo Branco

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Publicado

20/09/2021

Como Citar

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM - TÉCNICA ÀS CEGAS DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28651. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.651