USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM - TÉCNICA ÀS CEGAS DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.651

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Educação em enfermagem, Higienização das mãos

Resumo

Objetivos: Discutir estratégias de aprendizagem no ensino de Fundamentos de enfermagem; Identificar quais estratégias possuem melhor compreensão para os alunos técnicos de enfermagem; Empregar metodologias ativas no ensino de práticas de enfermagem. Material e métodos: O presente trabalho parte de um relato de experiências onde, a docente da disciplina, trouxe para a turma a proposta das metodologias ativas de ensino, foi utilizada a metodologia de prática às cegas, onde a turma foi levada ao laboratório em grupos, vedados com tapa olhos, onde o grupo realizava a lavagem das mãos com tinta guache.  Resultados: Ao concluir a lavagem, era retirada as vendas para que os mesmos vislumbrassem os locais onde estava sem tinta e consequentemente não foi realizado a higienização correta. Posteriormente foi aplicada a avaliação formal da disciplina que demonstrou um significativo aprendizado pela turma. Conclusão: Para se alcançar melhorias requer uma mudança tanto no Sistema de Saúde quanto no comportamento individual dos profissionais nele envolvidos, enquanto profissionais da saúde, somos educadores e como tal devemos nos dedicar a uma formação crítica e reflexiva pautado na qualidade da assistência prestada.

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Biografia do Autor

Brenda Cardoso Arruda Ferreira, Universidade Castelo Branco

Universidade Castelo Branco

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Publicado

20/09/2021

Como Citar

Cardoso Arruda Ferreira, B., Vianna, T. A. ., Lima, M. K. C. ., Rodrigues, Y. S. ., Franco Vieira, J. de M. ., Chícharo, S. C. R. ., & Duarte, A. C. da S. (2021). USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM - TÉCNICA ÀS CEGAS DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28651. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.651