APRENDIZAGEM PRÁTICA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE IOT COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6570Palavras-chave:
IOT, educação tecnológica, Aprendizagem baseada em projetos, prototipagemResumo
O artigo apresenta o Smart Prend, um protótipo baseado em Internet das Coisas (IoT), desenvolvido como ferramenta didática para o ensino técnico em controle e automação. O dispositivo é uma miniestação meteorológica acoplada a um prendedor de roupas, que otimiza a secagem de roupas e permite a aplicação prática de conceitos como sensores, programação e comunicação sem fio. Utiliza-se a aprendizagem baseada em projetos, promovendo o engajamento dos alunos. O estudo aborda desde a concepção até a construção do protótipo, com foco educativo. Além disso, espera-se que esta proposta seja trabalhada, também, em disciplinas transversais, como Projeto Integrador.
Downloads
Referências
BORBA, Victor Ubiracy. Proposta de um Modelo de Referência para Internet das Coisas: aspectos de segurança e privacidade na coleta de dados. 2019. Dissertação (Mestado) -Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marilia, SP, 2019. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/borba_vu_me_mar.pdf. Acesso em: 28 mar. 2025.
BROCK, L. The Electronic Product Code (EPC) – A naming Scheme for Physical Objects. [S. l.: s. n.], 2001.Disponível em: https://cocoa.ethz.ch/downloads/2014/06/None_MIT-AUTOID-WH-002.pdf. Acesso em: 19 abr. 2025.
DE CERQUEIRA, Luiza Gomes. O novo habitar: estudo dos novos arranjos habitacionais para os grandes centros urbanos. Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2020. Disponível em: https://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/4267 Acesso em: 19 abr. 2025.
ENERGY CONVERSION AND MANAGEMENT. Energy efficiency of domestic electric clothes dryers: A comprehensive review. Energy Conversion and Management, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/journal/energy-conversion-and-management. Acesso em: 28 mar. 2025.
KERKHOFF, Hélen Vanessa. Mobiliário para Habitação de Interesse Social: conflitos, percepção e satisfação dos usuários: o caso PAC-Anglo, Pelotas, RS. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2017. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5242?show=full. Acesso em: 19 abr. 2025.
PAGANELLI, Federica et al. Experiences from using gamification and IoT-based educational tools in high schools towards energy savings. In: Ambient Intelligence: 15th European Conference, AmI 2019, Rome, Italy, November 13–15, 2019, Proceedings 15. Springer International Publishing, 2019. p.75-91. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-34255-5_6. Acesso em: 19 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-34255-5_6
USPABAYEVA, Aigul et al. Evaluation of high school students’ new trends in education: internet of things. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 17, n. 19, p. 159-175, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v17i19.32183. Acesso em: 19 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v17i19.32183
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.