APRENDIZAGEM PRÁTICA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE IOT COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM TECNOLOGIA

Autores

  • Felipe Pedro de Santana

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6570

Palavras-chave:

IOT, educação tecnológica, Aprendizagem baseada em projetos, prototipagem

Resumo

O artigo apresenta o Smart Prend, um protótipo baseado em Internet das Coisas (IoT), desenvolvido como ferramenta didática para o ensino técnico em controle e automação. O dispositivo é uma miniestação meteorológica acoplada a um prendedor de roupas, que otimiza a secagem de roupas e permite a aplicação prática de conceitos como sensores, programação e comunicação sem fio. Utiliza-se a aprendizagem baseada em projetos, promovendo o engajamento dos alunos. O estudo aborda desde a concepção até a construção do protótipo, com foco educativo. Além disso, espera-se que esta proposta seja trabalhada, também, em disciplinas transversais, como Projeto Integrador.

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Biografia do Autor

  • Felipe Pedro de Santana

    Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Bragança Paulista. Líder de equipe na América Latina, responsável pela gestão do time de suporte técnico no Chile, Colômbia, México e Brasil, em uma empresa do setor de saúde e bem-estar. Essity do Brasil.

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Publicado

30/06/2025

Como Citar

APRENDIZAGEM PRÁTICA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE IOT COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM TECNOLOGIA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676570. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6570