A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS

Autores

  • Tânia Mara dos Santos Bassi UCDB

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.660

Palavras-chave:

discute a inclusão de estudantes público- alvo da Educação Especial

Resumo

O artigo discute a inclusão de estudantes público- alvo da Educação Especial, especialmente com deficiência, em Instituições Públicas de Educação Superior (IES). Aborda as políticas públicas nacionais materializadas em documentos legais que fundamentam a educação formal desse alunado nesse nível de ensino. Além de tratar sobre o acesso e permanência, traz outro aspecto concernente a esses: a acessibilidade, que compreende o ambiente físico, a comunicação, os materiais pedagógicos, as metodologias a fim de garantir a equidade que pressupõe os preceitos inclusivos. A metodologia seguiu abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, bem como o levantamento de dados das sinopses estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) acerca do número de matrículas desse grupo nas IES, entre 2014-2019. Os resultados expressaram que, a inclusão na Educação Superior está em curso, haja vista o crescente quantitativo de matrículas desses estudantes a nível nacional e estadual nas IES. Todavia, de 2018 para 2019, enfocando as IES públicas de Mato Grosso do Sul, houve diminuição matrículas desses educandos.  Em suma, as IES vêm adequando-se às políticas públicas de inclusão, sobretudo no que tange à acessibilidade neste nível de ensino. Acesso e permanência estão atrelados, a Lei n.º 13.409/2016 favorece o acesso a alguns grupos minoritários, como em voga, à Educação Superior; entretanto, deve-se atentar às condições de permanência a fim de oportunizar a esses estudantes participação nas ações do ensino, pesquisa e extensão próprias da Educação Superior. Este estudo traduz a necessidade de pesquisas na temática inclusão.

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Biografia do Autor

Tânia Mara dos Santos Bassi, UCDB

Mestrado em Educação (UEMS). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado - PPGE/da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, como técnica da Educação Especial de 2006 a 2018. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5904-2198. E-mail: tmbassi66@gmail.

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Publicado

20/09/2021

Como Citar

Santos Bassi, T. M. dos . (2021). A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28660. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.660