DESAFIOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES SOBRE ADAPTAÇÃO A NOVAS TECNOLOGIAS, ATUAÇÃO EM PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS E INTERPESSOAIS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6625Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, Academia, Indústria de SoftwareResumo
A área de Tecnologia da Informação (TI) é estratégica em diversos setores, o que requer que os cursos dessa área possam desenvolver capacidades profissionais e interpessoais para atuação na indústria de software. Buscando entender as dificuldades dos discentes com relação à preparação para o mercado de trabalho, este estudo investiga os desafios dos discentes para adaptação a novas tecnologias, atuação em projetos e desenvolvimento de habilidades profissionais e interpessoais. Para isso, foi realizado um Survey com estudantes de um curso de Tecnologia da Informação. O Survey recebeu 45 respostas, buscando responder a três questões principais. QP1: Quais os desafios enfrentados pelos estudantes para se adaptar a novas tecnologias em cursos de TI? QP2: Quais os desafios enfrentados pelos estudantes para participação em projetos alinhados com o mercado de trabalho de TI? QP3: Quais os desafios enfrentados pelos estudantes para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais? Como resultado, identificou-se uma necessidade do curso desenvolver iniciativas para alinhamento com novas tecnologias requeridas pelo mercado na formação (QP1); foi identificada também uma tendência de alinhamento dos projetos adotados no curso com o mercado de trabalho (QP2); também houve uma tendência de concordância referente ao alinhamento do curso como mercado de trabalho (QP3). A principal contribuição do trabalho é um panorama de um curso de TI, permitindo que as instituições possam pensar em iniciativas para aproximar a academia ao mercado de trabalho.
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