DESAFIOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES SOBRE ADAPTAÇÃO A NOVAS TECNOLOGIAS, ATUAÇÃO EM PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS E INTERPESSOAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6625

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Academia, Indústria de Software

Resumo

A área de Tecnologia da Informação (TI) é estratégica em diversos setores, o que requer que os cursos dessa área possam desenvolver capacidades profissionais e interpessoais para atuação na indústria de software. Buscando entender as dificuldades dos discentes com relação à preparação para o mercado de trabalho, este estudo investiga os desafios dos discentes para adaptação a novas tecnologias, atuação em projetos e desenvolvimento de habilidades profissionais e interpessoais. Para isso, foi realizado um Survey com estudantes de um curso de Tecnologia da Informação. O Survey recebeu 45 respostas, buscando responder a três questões principais. QP1: Quais os desafios enfrentados pelos estudantes para se adaptar a novas tecnologias em cursos de TI? QP2: Quais os desafios enfrentados pelos estudantes para participação em projetos alinhados com o mercado de trabalho de TI? QP3: Quais os desafios enfrentados pelos estudantes para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais? Como resultado, identificou-se uma necessidade do curso desenvolver iniciativas para alinhamento com novas tecnologias requeridas pelo mercado na formação (QP1); foi identificada também uma tendência de alinhamento dos projetos adotados no curso com o mercado de trabalho (QP2); também houve uma tendência de concordância referente ao alinhamento do curso como mercado de trabalho (QP3). A principal contribuição do trabalho é um panorama de um curso de TI, permitindo que as instituições possam pensar em iniciativas para aproximar a academia ao mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giselia Kaline Dias

    Graduanda em Tecnologia da Informação. Universidade Federal Rural do Semi-´Árido (UFERSA).

     

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  • Samara Martins Nascimento Gonçalves

    Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.Líder do Laboratório de Inovações em Software (LIS). UFERSA.

Referências

AKDUR, D. Analysis of software engineering skills gap in the industry. ACM Transactions on Computing Education, v. 23, n. 1, p. 1-28, 2022. DOI: https://doi.org/10.1145/3567837

ALVES, J. D. F.; SOUSA, R. R.; GONÇALVES, S. M. N. O mercado de trabalho para as mulheres na área da tecnologia: uma análise do perfil das egressas da UFERSA Campus Pau dos Ferros-RN. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 10, p. e5105829-e5105829, 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5829

ANIČIĆ, K. P.; STAPIĆ, Z. Teaching methods in software engineering: A systematic review. IEEE software, v. 39, n. 6, p. 73-79, 2022. DOI: https://doi.org/10.1109/MS.2022.3152629

BARBOSA, L. E.; XAVIER, M. F.; SANTOS, W. B. Colaboração Indústria-Academia em Gestão de Projetos de Software: Um Estudo de Caso. Jornada Científica e de Extensão, v. 7, n. 1, 2022.

BATISTA, J. A.; DE AZEVEDO, A. I.; DOS SANTOS, M. F. Trabalho e formação profissional em tecnologia da informação. Contribuciones a las Ciencias Sociales, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 1821–1837, 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-105

CARNEIRO, S. G.; SILVA, G. C.; DA SILVA, L. A.; DA COSTA, V. G.; DA SILVA, A. V. Mulheres nas ciências de exatas, engenharia e computação: uma revisão integrativa. Humanidades e Tecnologia (Finom), v. 20, n. 1, p. 159-175, 2020.

CARVALHO, F. P.; SANTOS, R. C.; NASCIMENTO, S. M.; COUTINHO, J. C. S.; SOUSA, R. R. Investigating the relationship between academia and the information technology industry: a systematic literature review. Concilium v. 23, n. 21, p. 11-35, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-2385-23S12

FERNANDES, C. D. F. Desdobramentos do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Pau dos Ferros: uma visão dos discentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, 2024.

FERREIRA, Cleiton Pons. As ferramentas do pensamento como estratégia de aprendizagem para o estímulo e desenvolvimento da criatividade com alunos do ensino técnico e tecnológico. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - PósGraduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, 2015.

FERREIRA, J. V.; SOUSA, R. R. The employability of students in undergraduate courses in Information Technology: A empregabilidade dos discentes em cursos de graduação em Tecnologia da Informação. Revista Concilium, v. 23, n. 3, p. 835-858, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-881-23B30

FINGER, A. F.; BORDIN, A. S.; MELLO, A. V. Perfil das Egressas dos Cursos de Computação da UNIPAMPA: Uma Análise da Formação Acadêmica e da Atuação Profissional. In: Women In Information Technology, 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 100-109. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11280

FONTÃO, A.; GADELHA, B.; JÚNIOR, A. C. Balancing Theory and Practice in Software Engineering Education–A PBL, toolset based approach. In: IEEE Frontiers in Education Conference, p. 1-8, 2019. DOI: https://doi.org/10.1109/FIE43999.2019.9028606

GONÇALVES, G. M.; MENESES, R.; FARIA, J. P.; VIDAL, R. M. A living lab for professional skills development in Software Engineering Management at U. Porto. In: IEEE Global Engineering Education Conference, p. 1079-1085, 2020. DOI: https://doi.org/10.1109/EDUCON45650.2020.9125099

HOL, A.; RICHARDSON, J.; MCGOVERN, J.; HAMILTON, M. A New Sustainable Model for Aligning Industry Requirements and University Programs. ACM Inroads, v. 14, n. 1, p. 30-39, 2023. DOI: https://doi.org/10.1145/3583086

IEGER, E.; BRIDI, M. A. Profissionais de TI: perfil e o desafio da qualificação permanente. Revista da ABET, v. 13, p. 262-278, 2014.

LEITE, F. T.; COUTINHO, J. C. S.; SOUSA, R. R. An Experience Report About Challenges of Software Engineering as a Second Cycle Course. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 34. , 2020, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. DOI: https://doi.org/10.1145/3422392.3422487

LUCENA, Letícia M. B.; SANTOS, Maria Y. C.; GONÇALVES, Samara M. N.; COUTINHO, Jarbele C. S. Gênero, parentalidade e remuneração em cargos de desenvolvimento na indústria de software. In: Women In Information Technology, 18, 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 24-34. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2267

MARTINS, R. A.; ZABOT, A. Formação de profissionais de TI: desafios e possibilidades na graduação. Revista de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 3, p. 54–70, 2021.

MELO, T. R. S.; MORAIS, E. B. D.; SOUSA, R. R.; GONÇALVES, S. M. N. Utilizando o Método Pesquisa-Ação para Desenvolver um Protótipo de um Sistema para Empréstimos de Materiais para a UFERSA, Campus Pau dos Ferros. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 17, n. 1, 2025.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.

MOURA JUNIOR, P. J.; HELAL, D. H. Profissionais e profissionalização em Tecnologia da Informação: indicativos de controvérsias e conflitos. Cadernos EBAPE. BR, v. 12, p. 321-338, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-39519889

NUNES, L. H. C.; REIS, J. R.; PAXIÚBA, C. M.; PONTE, M. J. M.; NASCIMENTO, M. W. B.; NASCIMENTO, R. P. Perfil dos Egressos de Computação do Interior da Amazônia no Mercado de Trabalho. In: Women in Information Technology, 14., 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 254-258. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11305

OLIVEIRA, L. P. N.; MANSANO, S. R. V. Tecnologia e inovação na formação profissional: uma análise crítica. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, p. e257690, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392024-257690-t

PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

QUEIROZ, L. R.; PERDIGÃO, A. C. R.; KANAANE, R.; BERTOLLINI, S.; PAMBOUKIAN, S.; KENCHIAN, G. Habilidades dos profissionais formados em cursos superiores de tecnologia requeridas pelo mercado de trabalho. Revista Concilium, v. 22, n. 4, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-287-304

RODRIGUES, A. M.; RIBEIRO, P. Q. Aprendizagem baseada em projeto: um relato de experiência na disciplina de Engenharia de Software. Anais do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG Câmpus Sudoeste–Quirinópolis, v. 4, p. 162-171, 2024.

SILVA, G. M. A.; FROGERI, R. F.; ALVES, A. F. Profissional de Tecnologia da Informação, formação acadêmica e empregabilidade: o estado da arte da literatura científica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 23, p. e13407, 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13407

SILVA, M. F. da et al. Competências essenciais na formação de profissionais de TI: um estudo de caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 1, p. 45–62, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1263

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Education, 2011.

SOUSA, R. R.; COUTINHO, J. C. S.; NASCIMENTO, S. M.; LEITE, F. T. Investigando as Dificuldades e Perspectivas sobre um Curso de Engenharia de Software de Dois Ciclos: Um Survey com a Visão Discente. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 1., 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 55-65. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14471

STEGLICH, C.; LISBOA, A.; PRIKLADNICKI, R.; MARCZAK, S.; DA COSTA MÓRA, M.; OLCHIK, A.; HECK, N.; RACHID, Y.; GHIDORSI, G. Agile accelerator program: From industry-academia collaboration to effective agile training. In: Brazilian Symposium on Software Engineering, p. 21-30, 2020. DOI: https://doi.org/10.1145/3422392.3422485

ZHU, Z.; DAI, W.; HU, Y.; LI, J. The Training Mode of Iterated Software Engineering Talents under the Background of Emerging Engineering Education. In: International Conference on Computers, Information Processing and Advanced Education, p. 63-67, 2021. DOI: https://doi.org/10.1145/3456887.3456902

Downloads

Publicado

12/07/2025

Como Citar

DESAFIOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES SOBRE ADAPTAÇÃO A NOVAS TECNOLOGIAS, ATUAÇÃO EM PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS E INTERPESSOAIS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676625. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6625