UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE FLUXO DE CAIXA PARA PIZZARIAS

Autores

  • Arthur Kellyson Pinheiro de Negreiros
  • Ruan Pabllo Barbosa Claudino
  • Reudismam Rolim de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6640

Palavras-chave:

Fluxo de caixa, Pizzaria, Prototipação, Usabilidade, Sistema Web

Resumo

Os sistemas de informação estão cada vez mais importantes nos pequenos negócios. No entanto, em alguns ambientes, tais como pizzarias, é comum que ações-chave sejam realizadas manualmente, tornando-se uma atividade propensa a erros. Nesse contexto, a proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um protótipo de sistema Web voltado para a gestão de fluxo de caixa em pizzarias, com foco em usabilidade e experiência do usuário. A proposta surgiu da necessidade de pequenos empreendedores que ainda utilizam métodos manuais para controlar suas finanças, o que gera riscos operacionais e dificuldades de organização. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, aliando levantamento de requisitos com o cliente, prototipação iterativa e validações práticas com usuários reais. As interfaces do sistema foram desenvolvidas utilizando a ferramenta Figma, contemplando funcionalidades como controle de caixa, histórico de transações, gerenciamento de estoque e visualização de saldo. Para avaliar a usabilidade do ambiente, foi utilizado o método System Usability Scale (SUS). Os resultados demonstram que o protótipo é uma solução promissora, prática e acessível para a digitalização dos processos financeiros em pizzarias, com potencial de contribuir significativamente para a gestão eficiente de pequenos negócios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Kellyson Pinheiro de Negreiros

    Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Pau dos Ferros. 

  • Ruan Pabllo Barbosa Claudino

    Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Pau dos Ferros. 

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Referências

BOUCINHA, R.; TAROUCO, L. M. R. Avaliação de ambiente virtual de aprendizagem com o uso do SUS – System Usability Scale. RENOTE, v. 11, n. 3, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44479

BROOKE, J. SUS – A quick and dirty usability scale. Usability Evaluation in Industry, n. 189, p. 194–197, 1996.

DIAS, M. L. B. Avaliação das heurísticas de Nielsen e teste de usabilidade em websites de prefeituras: um estudo quali-quantitativo dos sítios eletrônicos municipais de Portalegre-RN, Martins-RN e Pau dos Ferros-RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2021.

Financeira. 13. ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2022.

GARRETT, J. J. The Elements of User Experience. Berkeley: New Riders, 2010.

LOURENÇO, D. F.; CARMONA, E. V.; LOPES, M. H. B. M. Tradução e adaptação transcultural da System Usability Scale para o português do Brasil. Aquichan, v. 22, n. 2, p. 8, 2022.

MARQUES, J. H. V. L.; PALMEIRA, E. M. Fluxo de caixa: ferramenta na administração financeira. Contribuciones a la Economía, v. 9, n. 2, p. 11, 2011.

MARQUES, W. L. Fluxo de Caixa. [S. l.]: Ciência Moderna, 2011.

MELO, T. R. S.; MORAIS, E. B. D.; SOUSA, R. R.; GONÇALVES, S. M. N. Utilizando o método pesquisa-ação para desenvolver um protótipo de um sistema para empréstimos de materiais para a UFERSA, Campus Pau dos Ferros. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 17, n. 1, 2025.

ROSS, S.; WESTERFIELD, R.; JORDAN, B.; LAMB, R. Fundamentos de Administração

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2019.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, p. 443-466, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

VALENTIM, N. M. C.; SILVA, W.; CONTE, T. Avaliando a experiência do usuário e a usabilidade de um aplicativo web móvel: um relato de experiência. In: Congresso Ibero-Americano em Engenharia de Software, 2015. p. 788.

Downloads

Publicado

15/07/2025

Como Citar

UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE FLUXO DE CAIXA PARA PIZZARIAS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676640. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6640