CONVIVÊNCIA: A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES SOBRE AS ATITUDES DOS ALUNOS NO ESPAÇO EDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.782

Palavras-chave:

Convivência; Violência escolar; valores educativos

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a percepção que possuem os profissionais sobre a convivência, partindo da observação das atitudes presentes por parte do grupo de alunos, nas instituições escolares do sistema de ensino brasileiro.  Paralelamente, pretendemos analisar o comportamento dos alunos e as atitudes que determinam a adequada convivência no ambiente escolar tomando como referência a teoria axiológica.  Os dados da pesquisa foram coletados nos anos de 2011 e 2012 e conferimos um tratamento aos dados coletados a partir de um perfil qualitativo com a utilização do programa AQUAD 6 e quantitativo a partir de uma análise descritiva com a utilização do programa SPSS 20. De acordo com os objetivos pretendidos, os profissionais percebem que a convivência no ambiente escolar está condicionada pela presença de uma educação em valores, baseada na formação que o indivíduo recebe do contexto familiar. Seguindo os aspectos de observação, os profissionais relatam que a educação em valores tem caráter formativo, e para formar em valores necessitam de estratégias de apoio institucional e familiar. O ambiente de convivência na escola é percebido como positivo, além das expectativas dos educadores, reconhecendo-se assim, que a convivência escolar depende muitas vezes das relações sociais, da organização e gestão pedagógica e das redes de colaboração entre escola e comunidade.

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Biografia do Autor

  • Claudia Maria Costa Dias

    Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Alicante e professora nos cursos de graduação de Formação de professores de Educação Infantil e Primaria. 

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Publicado

28/10/2021

Como Citar

CONVIVÊNCIA: A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES SOBRE AS ATITUDES DOS ALUNOS NO ESPAÇO EDUCATIVO. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210782. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.782