CONVIVÊNCIA: A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES SOBRE AS ATITUDES DOS ALUNOS NO ESPAÇO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.782Palavras-chave:
Convivência; Violência escolar; valores educativosResumo
Este estudo tem como objetivo identificar a percepção que possuem os profissionais sobre a convivência, partindo da observação das atitudes presentes por parte do grupo de alunos, nas instituições escolares do sistema de ensino brasileiro. Paralelamente, pretendemos analisar o comportamento dos alunos e as atitudes que determinam a adequada convivência no ambiente escolar tomando como referência a teoria axiológica. Os dados da pesquisa foram coletados nos anos de 2011 e 2012 e conferimos um tratamento aos dados coletados a partir de um perfil qualitativo com a utilização do programa AQUAD 6 e quantitativo a partir de uma análise descritiva com a utilização do programa SPSS 20. De acordo com os objetivos pretendidos, os profissionais percebem que a convivência no ambiente escolar está condicionada pela presença de uma educação em valores, baseada na formação que o indivíduo recebe do contexto familiar. Seguindo os aspectos de observação, os profissionais relatam que a educação em valores tem caráter formativo, e para formar em valores necessitam de estratégias de apoio institucional e familiar. O ambiente de convivência na escola é percebido como positivo, além das expectativas dos educadores, reconhecendo-se assim, que a convivência escolar depende muitas vezes das relações sociais, da organização e gestão pedagógica e das redes de colaboração entre escola e comunidade.
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