RELATIONAL PSYCHOMOTRICITY AND TEACHING LEARNING IN CHILD EDUCATION

Authors

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito
  • Vania Alves de Barros

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1944

Keywords:

Relational psychomotricity, Child, Interaction, Learning

Abstract

This paper presents the theme of Psychomotricity and Teaching Learning in Early Childhood Education, addressing the need for the insertion of Relational Psychomotricity, but it is through interaction that children can solve their problems and learn to deal with frustrations. In Early Childhood Education, Relational Psychomotricity can guide the appropriation capabilities and cognitive, affective, emotional, and ethical knowledge for the formation of independent and secure individuals, providing their school progress. Involving playing and learning, Relational Psychomotricity is reinforced as a preventive way in the child's integral development, where the body is articulated with motor skills, enabling psychomotor experiences, raising self-esteem and motivating the search for new knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Junea Graciele Rodrigues Dantas de Brito

    Formada no CEFAM de Carapicuíba-Centro de Formação para o Magistério; graduada no Curso Normal
    Superior- Uniararas / Fundação Hermínio Ometto; graduada em Artes Visuais pela FAMOSP- Faculdade
    Mozarteum de São Paulo; pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, na área da Educação pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental, na área da Educação pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e Mestranda em Educação pela Fundação Universitária Iberoamericana – Porto Rico.

  • Vania Alves de Barros

    Graduação em Tecnologia em Gestão de Moda e Estilo pela Universidade Paranaense - UNIPAR , graduação em Moda Bacharel pelo Centro de Ensino Superior de Maringá- Unicesumar e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Coordenadora e professora do Centro Estadual de Educação Profissional Cianorte - CEEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Educação Superior. Especialista em Docência no Ensino Superior, MBA em Design de Moda, Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão e mestranda em Educação pela UNINI - Porto Rico.

References

BRASIL. Ministério da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil / fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 2001.

BRASIL, E, M. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Secretaria de Educação Básica, 2006, Brasília.

BESSA, Larissa Aparecida Silva; MACIEL, Rosana Mendes. A Importância da Psicomotricidade no Desenvolvimento das Crianças nos Anos Iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 01, Ed. 01, Vol. 12, pp. 59-78, dezembro de 2016. ISSN: 2448-0959. Acesso disponível em < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/psicomotricidade-desenvolvimento-criancas>. Acesso em 14-10-2019.

FERNANDES, J,M,G,A. et al. Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: contribuições para a intervenção. ISSN 2526-8910 Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 26, n. 3, p. 702-709, 2018. Acesso disponível em < http://www.scielo.br/pdf/cadbto/v26n3/2526-8910-cadbto-26-03-00702.pdf> Acesso em 14-10-2019.

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MOREIRA, C, C, J. As interfaces da educação física e artística com a psicomotricidade, o estudo das inteligências múltiplas e o desenvolvimento das competências requeridas: contribuições à educação inclusiva.

Acesso disponível em< http://livros01.livrosgratis.com.br/ea000629.pdf. Acesso em 10-10-2019.

OLIVEIRA, C, G. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque Psicopedagógico- Rio de Janeiro, Vozes:1997.

OLIVEIRA, L, M, BAGAGI, P, S. Psicomotricidade e desenvolvimento motor na pré-escola. REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE PEDAGOGIA – ISSN: 1678-300X Ano VII – Número 13 – Janeiro de 2009 – Acesso disponível em < http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/vzrPzX88UISehdj_2013-6-28-15-57-0.pdf. Acesso em 26-10-2019.

PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. Paraná, 2018.

RUSSO, F. Maria. Alfabetização: um processo em construção. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

SANTOS, C,P, M, H. A Aplicabilidade da Psicomotricidade Relacional. Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2011. Acesso disponível em<

https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/38526.pdf> Acesso em 14-10-2019.

Published

29/09/2022

How to Cite

RELATIONAL PSYCHOMOTRICITY AND TEACHING LEARNING IN CHILD EDUCATION. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391944. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1944