READING AND WRITING: WHAT IS THE ROLE OF HISTORY SUBJECT IN ELEMENTARY EDUCATION II?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4412Keywords:
Literacy, children's, theoretical, HistoryAbstract
History teaching is part of the school curriculum as a specific subject from the sixth year of Elementary School II onwards. It is at this point that the student comes into direct contact with this discipline. In this context, it is observed that the student, as a student in the last year of elementary school I, does not obtain a directed and exclusive study of History. It is the moment when the student goes through a transition process, resulting mainly from the differentiation of curricular components. Based on this, this article aims to: Show the importance of reading and writing for the study of History; Identify how the teaching of History influences student training and show methodologies for learning History. For this, a theoretical discussion with some authors will be used. The analysis of this entire theme allowed us to know whether History contributes to the student's social formation. In this aspect, the findings were quite significant for the entire school community. It is known that schools are spaces of many diversities, be it cultural, social, ethnic or religious. It is up to this discipline to highlight and show that respect, empathy and harmonious coexistence must prevail in youth relationships, regardless of color and religion.
Downloads
References
AINSENBERG, B. A leitura no ensino de História: as propostas do docente e o trabalho intelectual dos alunos. Revista Leitura e Vida, Buenos Aires, p. 01-10, Setembro, 2005.
ASSIS, S. A importância do professor de história realizar a sua dinâmica no ensino fundamental contando histórias. Recanto das Letras. 2012. Disponível em: A importância do professor de história realizar a sua dinâmica no ensino fundamental contando histórias. (recantodasletras.com.br). Acesso em: 07 Out. 2023
AVANCINI, E. dos S.; FREITAS, R.C. dos S. de. A metodologia do ensino de História nos anos iniciais. 31 de Agosto de 2017. Disponível em: A METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS (webartigos.com). Acesso em: 07 Out. 2023
BORGES, V. P. O que é história. 2ª ed. revisada. São Paulo:Brasiliense, 1993.
CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da Adolescência. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1981.
CARBONESI, M. A. R. M. O uso do seminário como procedimento avaliativo no ensino superior privado. In: IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2014, Porto, Portugal. Anais eletrônicos. Disponível em: MariaAnastaciaRibeiroMaiaCarbonesi_GT2_integral.pdf (anpae.org.br). Acesso em: 07 Out. 2023.
CARVALHO, R., E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CERRI, L. F. Ensino de História e concepções historiográficas. Espaço Plural (Uni Oeste), v. X, p. 149-154, 2009.
CIRÍACO, F. L. A leitura e escrita no processo de alfabetização. Revista Educação Pública, v. 20, nº 4, 28 de janeiro de 2020. Disponível em: Revista Educação Pública - A leitura e a escrita no processo de alfabetização (cecierj.edu.br)
CNE/ CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. PARECER HOMOLOGADO DESPACHO DO MINISTRO, publicado no D.O.U. de 9/12/2010, seção 1, pág. 28. Disponível em: (mec.gov.br). Acesso em 07 Out. 2023.
FERNANDES, C. História da Leitura. História do Mundo. Disponível em: História da Leitura. Aspectos gerais da História da Leitura (historiadomundo.com.br). Acesso em 07 Out. 2023.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
_______________. Didática e prática de ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. 13°. ed. Ver. e ampl. Campinas, SP; 2012.
FREITAS, I. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História. São Cristóvão: 2010.
MINAYO, M. C. S. 2007. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec.
MINETTO, M. F. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. Curitiba: IBPEX, 2008
NAKAMURA, D. Transformando a Educação: adaptações curriculares para inclusão escolar. VLibras. 2023. Disponível em: Transformando a Educação: Adaptações Curriculares para Inclusão Escolar – Vlibras. Acesso em 07 Out. 2023.
NIDELCOFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense: 1979.
OLIVEIRA, S. R. F. de. História. In: Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Paraná. Secretaria de Estado da educação. Curitiba, 2010.
PEREIRA, J. C. C.; PACHECO, M. B. (2013). O Ensino de História nas Séries Iniciais. Editora FTD. São Paulo. Educação em Foco, Edição nº 08.
PÉRICLES, Helton Borges da Silva. In: O papel da história na formação da cidadania. Disponível em: O papel da história na formação da cidadania | Monografías Plus (monografias.com). Acesso em: 07 Out 2023
PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
SANTOS, A. E. C. dos; SILVA, M. B. da. Leitura: Porque é tão Importante? IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. ISSN 1982-3657. 2010.
SANTOS, F. L. V. dos; PRINCE, A. E. A importância da disciplina de História no currículo escolar. Revista Univap, 22(40), 724. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1493
SEFFNER, F. Leitura e escrita na história. In: NEVES, Iara Conceição Bittencourt. et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
SILVA, E. G. Leitura e produção textual: o desafio de ensinar a ler e escrever textos na escola. Construir notícias. 2023. Disponível em: Leitura e produção textual: o desafio de ensinar a ler e escrever textos na escola | Revista Construir Notícias (construirnoticias.com.br). Acesso em 07 Out. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
ZANON, Denise Puglia; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Possibilidades didáticas do trabalho com o seminário na aula universitária. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPEDSUL, 2010, Londrina.
ZARBATO, J. M. Memória e ensino de história: as interfaces entre a formação e o saber de professoras. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n.9, p. 134 – 152, jan./jun. 2013.
Downloads
Published
License
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.