ANALYSIS AND MANAGEMENT STRATEGIES OF THE PERSONAL BRAND OF WOMEN ENTREPRENEURS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5501Keywords:
Personal Brand. Female entrepreneurship. ChallengesAbstract
This article aims to analyze and explore personal brand management strategies for women entrepreneurs, in addition to identifying the main challenges and barriers that hinder the effective development of their personal brands. Among these challenges are social and cultural aspects, fear of judgment and lack of knowledge, which affect the construction and perception of the female personal brand in entrepreneurship. The study includes analysis of prominent Brazilian women entrepreneurs and the strategies that can be applied to improve their personal brands. The methodology used was bibliographical research and consultation of relevant news sites. It is concluded that, despite advances, women entrepreneurs still face significant challenges that directly impact the development of their personal brands.
Downloads
References
ALMEIDA. F. de. Síndrome da impostora. O que é e como combater. FORBES, 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/08/sindrome-da-impostora-o-que-e-e-como-combater/ . Acesso em: maio 2024.
BACELAR, D. Encontre sua marca. Salvador - BA: Academia do Saber, 2023, p. 36. v. 3.
BENDER, A. Personal branding: construindo sua marca pessoal. São Paulo: Intergare Editora, 2009.
BRITES, R. Síndrome da impostora: Por que nunca nos achamos boas o suficiente. São Paulo: Planeta, 2020.
CENTENARO, L.; VIEK, D.; ZANELLA, S. Personal Branding nas empresas. Barueri, SP: Chave Mestra, 2022, p. 17.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 30.
https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/sebrae-em-dados-empreendedorismo-feminino. Acesso em: jun. 2024.
MANUS, R. Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas. Rio de Janeiro: Sextante, 2019, p. 17.
MORAES BRUM, D. Feminismo para quem?, Bauru - SP: Astral Cultural, 2020, p. 27.
MORETTI, P. Você não é para todo mundo e nem todo mundo é para você - A Arte da Gestão da Marca Pessoal. São Paulo: Paulo Moretti, s. d. Disponível em: https://www.paulomoreti.com/voce-nao-e-para-todo-mundo-e-nem-todo-mundo-e-para-voce-a-arte-da-gestao-da-marca-pessoal. Acesso em: maio 2024.
SEBRAE. Empreendedorismo feminino. Boletim Sebrae, 2023. Disponível em: https://datasebrae.com.br/data/docs/datasebrae-para/Boletins-de-mercado-2023/Empreendedorismo-Feminino-2023-SEBRAE-PA.pdf. Acesso em: jun. 2024.
SEBRAE. Marca Pessoal para mulheres empreendedoras. [S. l.]: Sebrae, 2022. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/marca-pessoal-para-mulheres-empreendedoras. Acesso em: mai. 2024
SEBRAE. Sebrae em dados: empreendedorismo feminino. [S. l.]: Sebrae, s. d. Disponível em:
SEBRAE. Tendências para o empreendedorismo em 2024. [S. l.]: Sebrae, 2024. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/tendencias-empreendedorismo-feminino. Acesso em: maio 2024.
Downloads
Published
License
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.