A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: A ANÁLISE DA NARRATIVA DE UM DIRETOR DE ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1832Keywords:
COVID-19; School principal; EAD; Instrumental Reason.Abstract
The objective of this text was to analyze the narrative of a school principal in face of the Sars-Covid-19 pandemic. As data collection, we adopted a semi-structured questionnaire and as a theoretical reference the concept of Instrumental Reason, developed by Adorno and Horkheimer in the mid-twentieth century. It was possible to observe that the assumptions that guided distance education (DL) - which was carried out by almost all the federal, state and municipal levels - represented a lure, that is, a trap, at the core of which was instrumental reason. A reason whose ends are irrational. Dialectically, the teachers, who, even being semi-formed by the system, represented the struggle and the appreciation for a better education every day. In this sense, they were fundamental in mitigating and further mitigating the after-effects of this critical process, that is, the COVID-19 pandemic we were all immersed in.
Downloads
References
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. O conceito de iluminismo. São Paulo: Abril Cultural, 1999. 48p.
BARBOSA, RHS. A teoria da práxis: retomando o referencial marxista para o enfrentamento do capitalismo no campo da saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 9-26, mar./jun.2010.
CAMUS, A. A peste. 25ed. Rio de Janeiro: Record, 2019. 288p.
CHADDAD, FR. Educação ambiental e formação de professores. 1ed. Pará de Minas: VirtualBooKs, 2011. 95p.
CHADDAD, FR. Uma narrativa educacional em tempos de coronavírus. In: DICKMANN, I. Educar é um ato de amor. 1ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020. 366p.
CHADDAD, FR. Projeto político-pedagógico e gestão democrática para um diretor de escola. In: BAGGIO, V. Rumos da Educação. 2ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2019.
CHADDAD, FR. Reflexões sobre a pós-modernidade como um novo momento da “sociedade” ou como ideologia para os marxistas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 431–455, 2021.
CHADDAD, FR. Projeto político-pedagógico e gestão democrática para um diretor de escola. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v.3, n. 4, p. e341367, 2022.
CHAUÍ, M. Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 1995. 440p.
DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Martin Claret, 2001.
ENCICLOPÉDIA JURÍDICA DA PUC-SP. Políticas Públicas. Disponível em: <https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/376/edicao-1/politicas-publicas> Acesso em: [07/07/2022].
FRANCO, R. 10 lições sobre Walter Benjamin. Petrópolis: Vozes, 2015.
IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA). Nível de instrução das pessoas com 25 anos ou mais em 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html Acesso em: [27/02/2022].
HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. 7ed. São Paulo: Centauro, 2010. 192p.
KANT, I. Resposta a pergunta: Que é “Esclarecimento”? (Aufklärung) In: KANT, I. Textos Seletos. Petrópolis: Vozes, 2005.
LOVELOCK, J. A vingança de gaia. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006. 159p.
LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o barão de Munchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 8ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 11ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 303p.
MARTINS, GA. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. 1ed. São Paulo: Martin Claret, 2001.
NIETZSCHE, F. O livro do filósofo. 6ed. São Paulo: Centauro, 2006. 110p.
NIETZSCHE, F. Vontade de potência – I. São Paulo: Escala, 2010.
NOBRE, M. A teoria crítica. 3ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
PARO, V. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Cortez, 2018.
PORFÍRIO, F. Francis Bacon. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/francis-bacon.htm> Acesso em: [11/06/2022].
PUCCI, B. Teoria crítica e educação. In: PUCCI, B (Org). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFSCAR, 1995. 197p.
PUCCI, B; ZUIN, AAS; RAMOS-DE-OLIVEIRA. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 5ed. Rio de Janeiro; Vozes, 2012. 191p.
SEESP. Estudantes dos anos iniciais tiveram regressão na aprendizagem durante a pandemia, mostra avaliação. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/estudantes-dos-anos-iniciais-tiveram-regressao-na-aprendizagem-durante-pandemia-mostra-avaliacao/ Acesso em: [10/05/2022].
SANTOS, AMKR; GÓES, WP. A coisificação do homem pelo homem e a degradação humana no ambiente labora. Disponível em: < https://facnopar.com.br/conteudo-arquivos/arquivo-2019-08-28-15670132394004.pdf> Acesso em: [27/02/2022].
SANTOS, BS. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8ed. São Paulo: Cortez, 2001. 348p.
SANTOS, R. Tempos modernos, o filme. Disponível em: < https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia/tempos-modernos-filme.htm> Acesso em: [11/06/2022].
SAVIANI, D. Escola e democracia. 42ed. Campinas: Autores Associados, 2012. 90p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.