HEALTH COURSES IN DISTANCE MODALITY: A CONSTANT CONCERN
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2890Keywords:
Distance learning, MEC, TutoringAbstract
In the last years, the demand for distance learning courses has been growing, and as a result more institutions of higher education have increased the number of courses offered in this modality. However, some courses, especially health area courses, deserve a special attention due to the inevitable need for practical classes. The aim of this paper is to expose, through a bibliographic review, the current situation of distance education courses, with emphasis on health area courses, as well as the measures taken by the institutions to comply with the requirements of regulatory agencies and also students' view about the importance of the practical classes in these courses.
Downloads
References
ABMES. 2017. Ensino a distância cresce, mas cursos da área da saúde preocupam governo e especialistas. Disponível em https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2406/ensino-a-distancia-cresce-mas-cursos-da-area-da-saude-preocupam-governo-e-especialistas Acesso ago. 2019.
BEZERRA, M. A.; CARVALHO, A. B. G. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância. In: SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., e CARVALHO, ABG. (Org.). Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
BRASIL. 2017. Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm Acesso ago. 2019.
COSTA, D. L.; BUENO, J. L. P.; GOMES, M. A. O. O discurso da área de saúde sobre a educação à distância frente aos princípios da educação e trabalho. Rev. HISTEDBR. v. 66, p. 307-20, 2015.
CRF-SP. 2017. Profissões da saúde contra a graduação na modalidade 100% EAD. Disponível em http://www.crfsp.org.br/noticias/8346-profissoes-da-saude-se-reunem-para-definir-estrategias-contra-a-graduacao-na-modalidade-100-ead.html Acesso ago. 2019.
FCFAS. Relatório do I Seminário sobre Ensino de Graduação à Distância na Área da Saúde do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde - FCFAS. 2011. Disponível em http://www.cfess.org.br/arquivos/Documento_Final_EaD_03.2011.pdf Acesso ago. 2018.
FERREIRA, M. L. S. M.; COTTA, R. M. M.; OLIVEIRA, M. S. Reconstrução teórica do cuidado para as práticas de saúde: um olhar a partir da produção de alunos de curso de especialização a distância. Rev. Bras. Educ. Med. v. 32, p. 291-300, 2008.
GUIA DO ESTUDANTE. 2015. EaD funciona para cursos práticos? Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/ead-funciona-para-cursos-praticos/ Acesso ago. 2019.
HATAKEYAMA, V. V.; GOMES, A. C. O papel do tutor na aprendizagem – EAD. Rev. Humani. Inov. v. 6, p. 396-403, 2019.
MACHADO, A. B.; PRADO, R. Um olhar no processo de ensino-aprendizagem no curso pós graduação gestão em saúde na modalidade EaD. Rev. Da Univ. Vale do Rio Verde. v. 14, p. 3-13, 2016.
MARTINS, O. B. Teoria e prática tutorial em educação a Distância. Educ. rev. v. 21, p. 153-71, 2003.
MEC. 2018. Censo de Educação Superior 2017. Disponível em http://www.portal.inep.gov.br/web/guest/censo-da-educacao-superior Acesso ago. 2019.
OKADA, A. L. P. Desafio para EAD: como fazer emergir a colaboração e a cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem?. In: Silva, M. (Org.) Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
OLIVEIRA, M. A. N. Educação à distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev. Bras. Enfer. v. 60, p. 585-9, 2007.
OLIVEIRA, A. M. A. P. O papel do tutor em cursos de educação à distância: competências e habilidades. Rev. Multext. v. 2, p. 23-9, 2013.
PETERS, O. Educação à distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo: Unisinos, 2005.
POLAK, Y. N. S.; REICH, S. T. S. Abrindo trilhas, descortinando novos horizontes na educação a distância. Rev. Form. v.2, p. 59-72, 2002.
REIS, I. S. C. L. Práticas de Ensino Superior On-Line: O Papel do Tutor neste Cenário. In: Anais do II Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. Campo Grande, 2004. São Paulo: ABED, 2004.
REIS, I. S. C. L. Aprendendo com Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Guia Brasileiro de Educação a Distância. In: CERUTTI, Izabella; HOSSE, Igor; MOREIRA, Maria da Graça. (Org.). Guia Brasileiro de Educação a distância. São Paulo: Esfera, 2002.
SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD online. In: SILVA, Marcos (org). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.