FEMALE ENTREPRENEURSHIP IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4417Keywords:
Entrepreneurship. Feminine. Women.Abstract
Society views individuals who undertake it positively, however, differently, it still considers this a characteristically masculine activity, particularly if the chosen area is not related to professions considered 'suitable for women'. Therefore, this article aims to address female entrepreneurship in Brazil, addressing maternal entrepreneurship and female prominence as a whole in the Brazilian job market with the same relevance. To prepare the work, a qualitative approach was defined, which analyzes social phenomena and movements in more depth. It should be noted that this type of research is all bibliography already made public in relation to the topic studied. It was possible to conclude that achieving a balance between professional and personal life is a constant challenge for many women. It requires constant negotiation and prioritization of goals, but it is possible to find a balance with the right support and resources. By empowering women to manage their careers and families, we can create a more inclusive and equitable workplace for everyone.
Downloads
References
AMORIM, R. O.; BATISTA, L. E. Empreendedorismo feminino: razão do empreendimento. Núcleo de Pesquisa da FINAN, v. 3, n. 3, p. 1-14, 2012. Disponível: http://www.uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170602115149.pdf. Acesso: 24 out. 2023.
ANTUNES, S. R. A. et al. Empreendedorismo Feminino. Revista Gestão em Foco, n. 14, 2022. Disponível: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2022/03/EMPREENDEDORISMO-FEMININO-96-a-108.pdf. Acesso: 24 de out. de 2023.
ARAÚJO, A. C. D.; MACEDO, K. G. Análise sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. Revista Recima21 – Revista Cientifica Multidisciplinar, v. 4, n. 5, 2023. Disponível: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3123. Acesso: 07 nov. 2023
BANDEIRA, P. B.; AMORIM, M. V.; OLIVEIRA, M. Z. de. Empreendedorismo feminino: estudo comparativo entre homens e mulheres sobre motivações para empreender. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 20, n. 3, p. 1105-1113, 2020. DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.19694
BOAS, L. H. B. V.; DE PAULA NETO, A.; CRAMER, L. Relações de gênero nas organizações: um estudo no setor de vendas de veículos. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 38, n. 3, 2003. Disponível: http://rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/V3803219.pdf. Acesso: 18 out. 2023.
CAVALHEIRO NETO, H. V. A capacidade empreendedora de valor em empresas investidas por fundos de investimentos em participações. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. Disponível: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23698. Acesso: 24 out. 2023.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
COELHO, C. R.; QUIRINO, R. Empreendedorismo Feminino: representatividade da mulher no mundo dos negócios, seus desafios e potencialidades em tempos de pandemia da Covid-19. [S. l.]: Editora Realize, 2021. Disponível: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/desfazendo-genero/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_13122021025306.pdf. Acesso: 15 out. 2023.
COSTA, M. A. N. et al. Mulheres entre – vistas: um conversare intergeracional. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 160-199, set. 2018. ISSN 2594-8261. Disponível: http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/LexCult/article/view/33. Acesso: 08 nov. 2023. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v2n2p160-199.
DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. 30. ed. São Paulo: Cultura, 2006.
EMPREENDEDOR. Empreendedorismo feminino cresce 40% durante a pandemia. Empreendedor, 2020. Disponível: https://empreendedor.com.br/noticia/empreendedorismo-femininocresce40duranteapandemia/#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20Servi%C3%A7o,34%25%20dos%20donos%20de%20empresas.&text=De%20acordo%20com%20estudo%20tamb%C3%A9m,eram%20donas%20dos%20seus%20neg%C3%B3cios. Acesso: 15 out. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GRZYBOVSKI, D.; BOSCARIN, R.; MIGOTT, A. M. B. Estilo feminino de gestão em empresas familiares gaúchas. Revista de administração Contemporânea, v. 6, n. 2, p. 185-207, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000200011
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2019.
MACHADO, F. B. Dilemas de Mulheres Empreendedoras em Empresas Inovadoras Nascentes. In: Anais [...] do Encontro da ANPAD. 36, Rio de Janeiro, 2012.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MATTOS, M. G. de. Empreendedorismo materno: forma de “conciliação” entre a mulher mãe e o mercado de trabalho. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/6834/2/2020%20%20Marielle%20Guering%20de%20Mattos. Acesso: 20 set. 2023.
MEDEIROS, T. K. F. de; CHAVES, M. C. Representatividade feminina na política brasileira: a evolução dos direitos femininos. Caderno de Graduação - Humanas e Sociais - UNIT - Pernambuco, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 99, 2017. Disponível: https://periodicos.grupotiradentes.com/facipehumanas/article/view/5143. Acesso: 8 nov. 2023
PATEMAN, C. O contrato sexual. São Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
PERROT, M. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2016.
RAGO, L. M. Do Cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
SALGADO, J.; JORGE. M. F. Empreendedorismo materno: entre o ideal subjetivo e a frustração performática. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho Comunicação, cultura empreendedora e trabalho: consumo, narrativas e discursos. In: 7º Encontro de GTs de Pós-Graduação - Comunicon, realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2018. Disponível: https://anais-comunicon2018.espm.br/GTs/GTPOS/GT1/GT01_SALGADO_JORGE.pdf. Acesso: 12 set. 2023.
SEBRAE. Como a pandemia impactou os negócios liderados por mulheres? [S. l.]: Sebrae, 2021b. Disponível: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/comoapandemiaimpactouosnegocioslideradospormulheres,bd514f9e53bd7710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso: 12 out. 2023.
SEBRAE. Empreendedorismo feminino como tendência de negócios. [S. l.]: Sebrae, 2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/Empreendedorismo_feminino_como_tend%C3%AAncia_de_neg%C3%B3cios.pdf. Acesso em: 12 set. 2023.
SEBRAE. Empreendedorismo feminino: qual a sua importância para a sociedade? 2021 a. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/empreendedorismofemininoqualasuaimportanciaparaasociedade,5cef0ab8f5ad7710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 18 out. 2023.
SEBRAE. Participação de mulheres empreendedoras cresce no Brasil. [S. l.]: Sebrae, 2019. Disponível: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sc/noticias/participacao-de-mulheres-empreendedoras-cresce-no-brasil,06fd4563d8318710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 12 set. 2023.
SINIGAGLIA, B. O papel laboral da mulher na sociedade brasileira contemporânea: uma análise sobre sua evolução, a partir de um estudo de caso em uma empresa do município de Santa Rosa-RS. 159f. Dissertação (Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social). Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta- RS, 2018. Disponível: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Bruna-Sinigaglia.pdf. Acesso em: 18 out. 2023.
STROBINO, M. R. C. TEIXEIRA, R. M. Empreendedorismo Feminino e o Conflito Trabalho-Família: Estudo de Multicasos no Setor da Construção Civil da Cidade de Curitiba. Revista Administração, USP, São Paulo, v. 49, n. 1, p. 1-18, jan./fev./mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.5700/rausp1131
VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
WILKENS, J. A Mulher Empreendedora: como iniciar seu próprio negócio. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.