MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: TEORIAS, IMPACTOS E IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5368Palavras-chave:
Motivação. Satisfação no Trabalho. Teorias Motivacionais. Desempenho Organizacional.Resumo
A motivação e a satisfação dos colaboradores são elementos essenciais para o sucesso organizacional. Este estudo visa explorar e compreender a motivação dos colaboradores dentro do contexto organizacional, com base nas principais teorias da motivação, contribuindo assim para um entendimento mais aprofundado das determinantes da motivação. Partindo de uma revisão abrangente da literatura, destacam-se as contribuições de Maslow e outras teorias relevantes que moldam a compreensão atual da motivação no ambiente de trabalho. Numa abordagem quantitativa, os dados foram recolhidos com recurso a um inquérito por questionário estruturado e análise estatística detalhada. A amostra é composta por 189 participantes de ambos os sexos. Os resultados são apresentados e discutidos em relação às diferentes teorias motivacionais, fornecendo insights valiosos sobre a percepção dos participantes em relação à motivação e satisfação no trabalho. Observou-se que as respostas associadas à Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg e à Teoria da Realização de McClelland apresentaram consistentemente níveis mais elevados de concordância em comparação com as outras teorias. No entanto, é a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg que emerge como aquela que melhor se ajusta à perceção dos inquiridos.
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