IMPACTO DA PANDEMIA NA QUALIDADE DE VIDA DE INTEGRANTES DO ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.522

Palavras-chave:

Quarentena, qualidade de vida, pandemia

Resumo

Objetivo: Identificar o impacto do isolamento social na qualidade de vida da comunidade acadêmica (estudantes, docentes e servidores administrativos) de uma universidade pública do Maranhão durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo transversal, amostra de 436 respondentes composta por 298 (68,3%) estudantes, 95 (21,8%) docentes, 43 (9,9%) servidores administrativos. Para avaliar a qualidade de vida, foi aplicado virtualmente o questionário WHOQOL-bref, questões sobre tempo em tela e prática de atividade física antes e durante a pandemia. Empregou-se para análise descritiva valores de média, desvio padrão, porcentagem e teste Qui-Quadrado, considerando-se como diferenças significantes, p-valor <0,05. Resultados: No domínio físico, psicológico, e meio ambiente os estudantes, docentes e servidores ficaram dentro da classificação regular, no domínio relações sociais, apenas os docentes do sexo masculino se classificaram com boa, todos outros ficaram na classificação regular. Com relação a prática de exercícios nota-se uma redução durante a pandemia e uma elevação no tempo de tela. Conclusões: O isolamento social durante a pandemia de COVID-19 teve um impacto no comportamento da comunidade acadêmica investigada em especial quanto a qualidade de vida evidenciado nos domínios físico, psicológico e do meio ambiente, além do maior tempo em tela e redução da prática da atividade física.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Célia Vilanova-Campelo, Universidade Estadual do Maranhão

    Universidade Estadual do Maranhão, São Joao dos Patos, - UEMA, Maranhão, Brasil - Lider do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física e Epidemiologia – SAFE/CNPq/UEMA

  • Leticia da Silva Santana , Universidade Estadual do Maranhão

    Discente do Curso de Graduação em Educação Física da UEMA, bolsista PIBIC/FAPEMA - Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física e Epidemiologia – SAFE/CNPq/UEMA

  • Gustavo de Sá Oliveira Lima , Universidade Estadual do Maranhão

    Discente do Curso de Graduação em Educação Física da UEMA, bolsista PIVIC/UEMA - Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física e Epidemiologia – SAFE/CNPq/UEMA

  • Domingos Fares Ferreira Brito , Universidade Estadual do Maranhão

    Discente do Curso de Graduação em Educação Física da UEMA, bolsista PIBIC/UEMA - Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física e Epidemiologia – SAFE/CNPq/UEMA

  • Leonardo Pereira da Silva , Universidade Estadual do Maranhão

    Discente do Curso de Graduação em Educação Física da UEMA, bolsista PIBIC/UEMA - Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física e Epidemiologia – SAFE/CNPq/UEMA

  • Fabiano de Jesus Furtado Almeida , Universidade Estadual do Maranhão

    Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde pela UFMA - Universidade Federal do Maranhão, Brasil(2019) - Chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Maranhão , Brasil

  • Marcos Antonio do Nascimento , Universidade Estadual do Maranhão

    Universidade Estadual do Maranhão,  São Joao dos Patos - UEMA, Maranhão, Brasil - Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física e Epidemiologia – SAFE/CNPq/UEMA

Downloads

Publicado

11/08/2021

Como Citar

IMPACTO DA PANDEMIA NA QUALIDADE DE VIDA DE INTEGRANTES DO ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27522. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.522