MERCADO DE ARTE, ORGANIZAÇÕES E ARTISTAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.675

Palavras-chave:

Gestão, Marketing, Cultura, Marca

Resumo

Na contemporaneidade, o mercado das obras de arte carrega nuances tão intrigantes quanto às próprias técnicas e representações das produções artísticas. Ele movimenta cifras altas em todo o mundo – a considerar leilões, vendas em galerias de arte, aquisições de museus e até polêmicas transações ilegais, como as que eclodiram recentemente na Operação Lava Jato. Com isso, a partir de uma revisão bibliográfica e análise crítica da produção artística de quatro reconhecidos artistas, o objetivo deste texto é apresentar conceitos e reflexões sobre o mercado de arte contemporâneo e suas (inter) conexões com as organizações artísticas, bem como com os artistas. Conclui-se que, na Arte Contemporânea, o artista cujas obras, ainda, não têm visibilidade no mercado de arte, não existe até que alguém como um reconhecido curador e/ou colecionador o transforme em marca, ou grife, principalmente de luxo, além do auto marketing.

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Biografia do Autor

Romero de Albuquerque Maranhão

Administrador, especialista em Gestão Ambiental, mestre em Geografia, doutor em Administração e pós-doutor em Educação.

 

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Publicado

08/10/2021

Como Citar

Maranhão, R. de A. (2021). MERCADO DE ARTE, ORGANIZAÇÕES E ARTISTAS NA CONTEMPORANEIDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29675. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.675