FORMACIÓN DOCENTE Y DESAFÍOS EN EL AULA

Autores/as

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Vanderlei Antonio Bonatto
  • Vania Alves de Barros
  • Maria Gorete Barbosa de Oliveira Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2266

Palabras clave:

formación docente y los desafíos encontrados en el aula

Resumen

Este artículo proporciona algunas explicaciones sobre la formación docente y los desafíos encontrados en el aula. Se refiere a las instituciones multilaterales que llevan a cabo reformas en la política educativa del Estado-nación. Destaca el avance del pensamiento institucional en temas relacionados con la formación docente. El desafío, por lo tanto, es reflexionar sobre los cambios abruptos en las posibilidades de la enseñanza y su significado en la sociedad contemporánea, pero esencialmente lo mismo. Por lo tanto, el método utilizado para hacer esto fue una revisión de la literatura cualitativa y descriptiva.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Vanderlei Antonio Bonatto

    Graduado em Filosofia pela UNIFAI, Pedagogia pela UNINOVE. Superior Incompleto em Teologia pela ITESP e mestrando em Educação pela UNINI – México.

  • Vania Alves de Barros

    Graduação em Tecnologia em Gestão de Moda e Estilo pela Universidade Paranaense - UNIPAR, graduação em Moda. Bacharel pelo Centro de Ensino Superior de Maringá- Unicesumar e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Coordenadora e professora do Centro Estadual de Educação Profissional Cianorte. Especialista em Docência no Ensino Superior, MBA em Design de Moda, Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão e mestranda em Educação pela UNINI - Porto Rico.

  • Maria Gorete Barbosa de Oliveira Sousa

    Graduação em Língua Portuguesa pela Faculdade Regional, Ciências e Letras Candeias – (FAC), Conclusão do Magistério, pós graduada em Gestão Escolar pela FAC e mestranda em Educação pela UNIUB – Porto Rico.

Referencias

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

BEECH, J. Alta fidelidade: a influência de agências internacionais em reformas de formação de professores na Argentina e no Brasil nos anos 90. In: RODRÍGUEZ, M. V. & ALMEIDA, M. de L. P. Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização. Brasília: Liber Livro Editora: UCD; 2008.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. OLIVEIRA, J. F. A formação dos professores do curso de direito no Brasil: a pósgraduação stricto sensu. 2010. 172f. Tese (Doutorado em Educação)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

NASCIMENTO, M. C. M.; BARBOSA, R. L. L.; ANNIBAL, S. F. Avaliação das Aprendizagens: Representações decorrentes de Práticas Instituídas na Formação Inicial. Educação em Revista, Marília, v.18, n.1, 2017.

NEVES, L. M. W. (org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, F. M.; COSTA, C. J. A importância da História da Educação para a Formação de Profissionais da Educação. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.15, n. 1, 2012.

PINHEIRO, G. C. G. Teoria curricular crítica e pós-crítica: uma perspectiva para a formação inicial de professores para a educação básica. Analecta, v.10, n. 2, 2009.

RAMOS, K. M. C. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre as ações de atualização didático-pedagógica. Porto: Universidade do Porto Editorial, 2010.

SANFELICE, J. L. Transformações no estado nação e impactos na educação. In: LUCENA, C. (org.) Capitalismo, Estado e Educação. Campinas: Editora Alínea, 2008.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA JR., J. dos Reis. Reforma do Estado e da Educação: no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002

UNESCO. Declaração mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação. Paris, 1998.

Publicado

26/11/2022

Cómo citar

FORMACIÓN DOCENTE Y DESAFÍOS EN EL AULA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112266. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2266