TEACHER TRAINING AND CHALLENGES FOUND IN THE CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2266Keywords:
explanations about teacher educationAbstract
This article provides some explanations about teacher education and the challenges encountered in the classroom. It refers to multilateral institutions that carry out reforms in the educational policy of the nation-state. It highlights the advancement of institutional thinking on issues related to teacher education. The challenge, therefore, is to reflect on the abrupt changes in the possibilities of teaching and its meaning in contemporary society, but essentially the same. Therefore, the method used to make this was a review of qualitative and descriptive literature.
Downloads
References
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
BEECH, J. Alta fidelidade: a influência de agências internacionais em reformas de formação de professores na Argentina e no Brasil nos anos 90. In: RODRÍGUEZ, M. V. & ALMEIDA, M. de L. P. Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização. Brasília: Liber Livro Editora: UCD; 2008.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. OLIVEIRA, J. F. A formação dos professores do curso de direito no Brasil: a pósgraduação stricto sensu. 2010. 172f. Tese (Doutorado em Educação)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
NASCIMENTO, M. C. M.; BARBOSA, R. L. L.; ANNIBAL, S. F. Avaliação das Aprendizagens: Representações decorrentes de Práticas Instituídas na Formação Inicial. Educação em Revista, Marília, v.18, n.1, 2017.
NEVES, L. M. W. (org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
NEVES, F. M.; COSTA, C. J. A importância da História da Educação para a Formação de Profissionais da Educação. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.15, n. 1, 2012.
PINHEIRO, G. C. G. Teoria curricular crítica e pós-crítica: uma perspectiva para a formação inicial de professores para a educação básica. Analecta, v.10, n. 2, 2009.
RAMOS, K. M. C. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre as ações de atualização didático-pedagógica. Porto: Universidade do Porto Editorial, 2010.
SANFELICE, J. L. Transformações no estado nação e impactos na educação. In: LUCENA, C. (org.) Capitalismo, Estado e Educação. Campinas: Editora Alínea, 2008.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
SILVA JR., J. dos Reis. Reforma do Estado e da Educação: no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002
UNESCO. Declaração mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação. Paris, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.