UN ESTUDIO SOBRE EL PENSAMIENTO GEOMÉTRICO EN LA ESCUELA SECUNDARIA A LA LUZ DEL MODELO VAN HIELE EN UNA ESCUELA PÚBLICA DEL MUNICIPIO DE MOJU/PA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4772Palabras clave:
Enseñanza de la Geometría. Plano cartesiano. Pensamiento geométrico. Teoría de Van Hiele.Resumen
Esta investigación buscó identificar el nivel de comprensión de los estudiantes de una clase de 3er año en contenidos del plano cartesiano, a la luz de la Teoría de Van Hiele. La metodología utilizada fue la Revisión Integrativa, caracterizándose como cualitativa, por lo que los datos obtenidos se extrajeron del entorno digital y la aplicación de un test que contiene 5 preguntas. El estudio contó con la participación de 21 estudiantes de 3er año de una escuela secundaria pública. Los resultados arrojaron evidencia de que el proceso de enseñanza y aprendizaje en Geometría Analítica está desactualizado, ya que ninguno de los estudiantes cuenta con el contenido del Pensamiento Geométrico desarrollado para el Plano Cartesiano. Los resultados mostraron que las dificultades que encuentran los estudiantes en dichos contenidos se deben al escaso dominio de conceptos básicos de Matemáticas, que no fueron bien comprendidos por los estudiantes de grados anteriores, y a cuestiones relacionadas con la lectura y la comprensión textual, que eventualmente son esenciales para el desarrollo. de estudiantes en los cinco niveles.
Descargas
Referencias
ASSAD, Alessandra. Usando o Geogebra para analisar os níveis do pensamento geométrico dos alunos do ensino médio na perspectiva de Van Hiele. 2017. 159f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Programa de mestrado profissional em Matemática. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2017.
BOTELHO, Louise Lira Roedel.; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida.; MACEDO, Marcelo. O Método da revisão integrativa nos estudos organizados. Gestão e Sociedade – ISSN 1980-5756. belo horizonte · volume 5 · número 11 · p. 121-136. MAIO/AGOSTO de 2011. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
Brasil. Coleção de Leis do Império do Brasil de 1827: Parte Primeira. Biblioteca da Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro, 1827.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Terceiro Ciclo. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, André Victor Ribeiro de. Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática e Estatística. Rio de Janeiro, 2020.
CALDATTO, Marlova Estela.; PAVANELLO, Regina Maria. Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais. Quadrante, Vol. XXIV, N.º 1, 2015.
CORDEIRO, Ana Eliza da Silva. Material didático e o modelo de Van Hiele para a aprendizagem significativa de semelhanças. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.
COSTA, Anita Martins. encadeamentos didáticos baseados na teoria de van hiele: uma proposta de ensino-aprendizagem do conceito formal de convergência de sequências no ensino médio. 2017. 143f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2017.
COSTA, Neusa de Fátima Gonçalves. A dificuldade no aprendizado de Geometria. 2020. 42f. monografia - especialização em ensino de ciências. Universidade tecnológica federal do Paraná. Medianeira, 2020.
DOMINGOS, Jailson. Um estudo sobre polígonos a partir dos princípios de Van Hiele. 2010. 272f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2010.
FERREIRA, Fabrício Eduardo. Ensino e aprendizagem de poliedros regulares via a teoria de Van Hiele com origami. 2013. 94f Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto, 2013.
GOÉS, Benedito Heronizio Pimentel. Um enfoque construtivista de retas paralelas e perpendiculares e suas aplicações sob o ponto de vista da teoria de van hiele. 2017. 89f. Dissertação (Mestrado) - MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2017.
KAUARK, Fabiana da Silva.; MANHÃES, Fernanda Castro.; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: Um guia prático. 1. ed. Itabuna : Via Litterarum, 2010.
LANHOSO, Lionel Batista. Análise dos níveis do pensamento geométrico dos estudantes ingressantes em um curso de licenciatura em matemática na perspectiva de Van Hiele. 2020. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2020.
LEIVAS, José Carlos Pinto. Pitágoras e Van Hiele: uma possibilidade de conexão. Centro Universitário Franciscano de Santa Maria. Santa Maria, p. 643-655. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300010
MARTINS, Erickson Nunes. Uma abordagem construtivista do Teorema de Tales sob a pesrpectiva da Teoria de Van Hiele. 2014. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Curso de Pós-graduação em Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014.
MARTINS, Vincente. A Lei 15 de Outubro de 1827. Diretonet. 24 de Outubro de 2001. Disponível em A lei de 15 de outubro de 1827 - Artigo de Direito Constit* ensino. 2007. 172f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2007.
MONTEIRO, Ivan Alves. O desenvolvimento histórico do ensino de Geometria no Brasil. Universidade Estadual paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Biociências exatas. Unesp–SP, 2015.
NAGATA. Rosenilda de Souza. Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o aprendizado do conteúdo de polígonos numa perspectiva do modelo Van Hiele. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2016.
PROVANOV, C. C.; FREITAS, E. F. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.
SANTOS, Daniel Matias et al. REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A TEORIA DE VAN HIELE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 7, p. e473593, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i7.3593. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3593. Acesso em: 21 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3593
SANTOS, Daniel Matias et al. TEORIA DE VAN HIELE: SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493837. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3837 DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3837
SANTOS, Fernando Tranquilino Marques dos. Efeitos da utilização do software régua & compasso no avanço dos níveis de pensamento geométrico de Van-Hiele. 2016. 168f. Dissertação (Mestrado) - Programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2016.
SANTOS, Marcele da Silva. O ensino de Geometria e a Teoria de Van Hiele: Uma abordagem através do laboratório de Matemática no 8º ano da educação básica. 2016. 308f. Dissertação (Mestrado em Práticas de educação básica) – Pró-Reitoria de pós graduação, pesquisa, extensão e cultura. Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2016.
SANTOS, Rudinei Alves dos. POLIEDROS DE PLATÃO: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. 2014. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa De Pós-graduação Matemática. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2014.
SILVA, Eber Oliveira. Geometria Espacial na EJA: Uma Proposta de ensino à luz do Modelo van Hiele com auxílio do Software de Geometria Dinâmica Geogebra. 2021. 186f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2021.
SILVA, Toni Aldenis Ferreira. ÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7º ano do ensino fundamental. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2018.
SOUZA, Marcela Tavares.; SILVA, Michelly Dias.; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. SCIELO, v. 8. n.1. Jan-Mar 2010. Disponível em: SciELO - Brasil - Integrative review: what is it? How to do it? Integrative review: what is it? How to do it?. Acesso em 12 de Setembro de 2023.
SOUZA, Patrícia Priscilla Ferraz da Costa. O desenvolvimento do Pensamento Geométrico: Uma proposta de recurso didático por meio da HQ. 2018. 146f. Dissertação (Mestrado) - Programa de pós-graduação em docência para a educação básica. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru, 2018.
VIDIGAL, Sônia Maria Pereira. Pensamento Geométrico: Da representação do espaço ao espaço de significações. 2016. 184f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.