GAMIFICACIÓN APLICADA A LAS LEYES DE PROTECCIÓN DE DATOS: UNA ESTRATEGIA DE CONCIENCIACIÓN PARA PROMOVER LA PRIVACIDAD EN LAS EMPRESAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6253

Palabras clave:

Gamificación, Leywe de Protección de dados, Privacidad en las empresas, LGPD

Resumen

Este artículo tiene como objetivo abordar el uso de la gamificación como una estrategia innovadora para promover el conocimiento y el aprendizaje de las buenas prácticas de la Ley General de Protección de Datos (LGPD) en Brasil, la Ley de Protección de Datos Personales (LPDP) de Angola, el Reglamento General de Protección de Datos (GDPR) en Europa,  y otras leyes de protección de datos personales en todo el mundo. La gamificación se presenta como un enfoque que utiliza elementos del juego para involucrar a los participantes de una manera lúdica e interactiva. Por lo tanto, la pregunta problemática de esta investigación es "¿Cómo se puede utilizar la gamificación para crear conciencia y promover prácticas de privacidad de datos? Para esta investigación se utiliza la investigación de campo, realizada con empleados de cuatro empresas brasileñas del sector de la salud. Los resultados obtenidos muestran que la mayoría de los empleados tuvieron dificultades para comprender las buenas prácticas de la LGPD, pero la evaluación del juego de mesa fue efectiva para estimular el aprendizaje y la adopción de prácticas de protección de datos. Como aporte a la investigación, se presenta un Modelo de Gamificación Empresarial que se permitió plantear a través de los resultados obtenidos en la investigación de campo, pudiendo ser utilizado en otras empresas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Davis Souza Alves

    Doutor em Administração de TI - Ph.D pela Florida Christian University (EUA) convalidado no Brasil, Mestre em Administração com foco em TI Verde (2015), Extensão em Gestão de TI pela FGV/SP (2011), Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos (2009), Graduado em Redes de Computadores e Internet (2008). Professor de Segurança da Informação na Universidade Paulista (UNIP), Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Flórida Christian University (FCU). Possui as certificações PMP®, ITIL® Expert, C|EH®, C|HFI® e EXINI® Data Protection Officer. Atua nos Estados Unidos como Gerente de Projetos de Cibersegurança (R&D) com foco em Privacidade de Dados (LGPD/GDPR), Computação Forense, Ethical Hacker e Inteligência Artificial (AI). Presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS.org).

  • Luiz António de Lima

    Ph.D - Doutor em Ciências, Mestre em Engenharia de Produção; Pós-Graduado em Treinamento em Educação a Distância; Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. CEO da WINFORMA, Diretor do Comitê Científico da APDADOS, Editor associado à ABEC Brasil, Fundador da ONG VEN, Cofundador do Grupo de Pesquisa: AEPPGEP, e Fundador da PARALOGIK. Criador do APV (Sala de Aula Virtual) na AFPCESP. Consultor de Tecnologia há mais de 32 anos nos setores público e privado. Coordenador e Professor Doutor em Universidades públicas e privadas. Autor dos livros: Gestão 4.0, Disrupção e Pandemia, e Alimentação Escolar: Vamos Colocar os Pratos na Mesa: Uma Obrigação do Estado, um Dever da Sociedade. Artigo: http://wcisp.com.br/artigo.pdf. Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS.org).

  • Paulo Emerson de Oliveira Pereira

    Bacharel em Direito e Tecnologia em Processamento de Dados, com especialização em Implantação de Software Livre, Direito Digital e Compliance. Pós-graduado Lato-Sensu em Data Protection Officer (LGPD/GDPR) - DPO Master pela Faculdade Faciência, com especialização em Investigação de Dados Pessoais (DPO Forense). Profissional multidisciplinar com habilidades em diminuir as distâncias com os recursos existentes para conquistar diferenciais de mercado, especialista em integração, interoperações, e estruturação de sistemas de apoio a decisões estratégicas, com produtos e serviços implantados no governo brasileiro. Presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem (INMEAR), Diretor Nacional das Regionais da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS.org) e Representante da APDADOS/DF - Distrito Federal do Brasil. Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS.org);

  • Juliana Heller

    Empresária multidisciplinar que ao longo dos 20 anos acumulou aprendizados em diversas áreas de humanas e segurança da informação, é a idealizadora dos Defensores da Privacidade, originado das necessidades das organizações em acelerar o aprendizado, e é a Representante da APDADOS/SC - Regional Santa Catarina, Brasil. É CEO e fundadora da LGPD Nacional, com mais de 20 anos de experiência em áreas multidisciplinares. É certificada como Data Protection Officer (DPO). Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior (CRA/SC 9071) com especialização em Psicologia Organizacional além de ser membro do Núcleo de Estratégias Empresariais CDL SC. Possui formação complementar abrangente, destacando-se em Proteção de Dados Pessoais, Governança de Dados (ISO 38500), GDPR e LGPD. Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS.org).

  • Márcio Magera Conceição

    Economista por la PUC-Campinas. MBA en Marketing - ESAMC, Sorocaba. Maestría en Administración por la UNG - Guarulhos. Maestría en Sociología por la PUC - São Paulo. Doctorado en Sociología por la PUC - São Paulo. Doctorado en Administración por la FCU - EE. UU. Postdoctorado en la Unicamp - Campinas. Postdoctorado en la FCU - EE. UU. Postdoctorado en la UC - Portugal. Periodista y Escritor. Evaluador del MEC/INEP. Vicerrector de la Universidad de Guarulhos, SP. Editor en Jefe de RECIMA21 – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINARIA. Ph.D., UNG; CFE - U.C Portugal

Referencias

AGUIAR, J. Experiência baseada em gamificação no ensino sobre herança em programação orientada a objetos. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2015. Disponível em: https://walgprog.gp.utfpr.edu.br/2015/assets/arquivos/S2A4-article.pdf. Acesso em: 10 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1444

ANGOLA. Lei nº 22/11, de 17 de junho de 2011. Lei de Proteção de Dados Pessoais. Diário da República, Luanda, 17 jun. 2011. Disponível em: https://www.cra.org.ao/documentos. Acesso em: 21 jan. 2025.

APDADOS - Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados. 2019. Disponível em: https://apdados.org. Acesso em: 21 jan. 2025.

BOGOSSIAN, Trícia. Legislative Advances in the General Data Protection Law. Journal of Medical & Clinical Nursing, 2021. Disponível em: https://consensus.app/papers/legislative-advances-in-the-general-data-protection-law-bogossian/55bf082968c35f5b9c2417ba927fd8cf/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 21 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Diário Oficial da União, Brasília, 15 ago. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm. Acesso em: 21 jan. 2025.

CARVALHO, Juliana Cruz. Para além da teoria: um estudo prático sobre o uso da gamificação no ensino de história. Artigo Científico, curso de História da Universidade Federal de Sergipe, 2022. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/16040/2/Juliana_Cruz_Carvalho.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2014.

FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio (orgs.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 1 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41629

HAMMEDI, Wafa; LECLERCQ, Thomas; PONCIN, Ingrid; ALKIRE, Linda. Uncovering the dark side of gamification at work: Impacts on engagement and well-being. Journal of Business Research, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296320305415?via%3Dihub. Acesso em: 21 jan. 2025.

KOLB, David A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984.

LIMA, Adrianne; ALVES, Davis. Encarregados-Data Protection Officer-DPOs exigidos pela LGPD-Lei Geral de Proteção de Dados. São Paulo: Haikai Editora, 2021.

LUCCA, Daniela de; COSTA, Joarez Virgílio da; BEM, Vinícios Dal. Gamificação no Ambiente Educacional: Uma Estratégia para o Ensino e Aprendizagem. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/1878/Daniela%20de%20Lucca.pdf. Acesso em: 1 maio 2023.

PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9. Disponível em: https://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-06.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

PISKE, Gabriela; KONTZ, Leonardo Betemps. O uso de gamificação na educação profissional: uma revisão sistemática. Artigo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/2154/Gabriela%20Piske.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 maio 2023.

PUTZ, L.; HOFBAUER, F.; TREIBLMAIER, H. Can gamification help to improve education? Findings from a longitudinal study. Computers in Human Behavior, v. 110, 2020. DOI: 10.1016/j.chb.2020.106392. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106392

RAMOS, Elaine Gonçalves; LEÃO, Gabriel Augustos de Aquino Dias; SCHNEIDER, Henrique Nou. Gamificação na educação: desafio e ludicidade com os jogos digitais. Anais do XIV Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão/SE, v. XIV, n. 8, 2020. ISSN 1982-3657. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13730/12/11. Acesso em: 10 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.29380/2020.14.08.12

SAILER, M.; HOMNER, L. The Gamification of Learning: a Meta-analysis. Educational Psychology Review, v. 32, p. 77–112, 2019. DOI: 10.1007/S10648-019-09498-W. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-019-09498-w

SCHILLING, Jan; KLUGE, Annette. Barriers to organizational learning: An integration of theory and research. International Journal of Management Reviews, v. 11, n. 3, p. 337-360, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2008.00242.x

SILIC, Mario; MARZI, Giacomo; CAPUTO, Andrea; BAL, P. The effects of a gamified human resource management system on job satisfaction and engagement. Human Resource Management Journal, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337570142_The_Effects_of_a_Gamified_Human_Resource_Management_System_on_Job_Satisfaction_and_Engagement. Acesso em: 21 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.1111/1748-8583.12272

SILVA, Michele Maria da; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SILVA, Glênio Oliveira da. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/download/45/37. Acesso em: 10 maio 2023.

SUBAGJA, Ujang; SAPUTRA, Arnold; DWIPADA, Yanditya Ekaputra; MAULANA, Y.; WANG, Gunawan; KABURUAN, E. Gamification as an Effective Learning Tool to Increase Learner Motivation and Engagement. International Journal of Advanced Trends in Computer Science and Engineering, 2021. Disponível em: https://www.warse.org/IJATCSE/static/pdf/file/ijatcse111052021.pdf. Acesso em: 21 jan. 2025.

UNIÃO EUROPEIA. General Data Protection Regulation – GDPR (2016/679). Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Parlamento Europeu, 2016. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/eli/reg/2016/679/oj. Acesso em: 21 jan. 2025.

VIANNA, Ysmar; VIANNA, Maurício; MEDINA, Bruno; TANAKA, Samara. Gamification, Inc. Como reinventar empresas a partir de jogos. 1. ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013. 116 p.; e-book. ISBN 978-85-65424-09-7.

WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For the win: How game thinking can revolutionize your business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012.

WOOLWINE, S. H.; ROMP, C.; JACKSON, B. Game On: Evaluating the Impact of Gamification in Nursing Orientation on Motivation and Knowledge Retention. Journal for Nurses in Professional Development, 2019. DOI: 10.1097/NND.0000000000000570. DOI: https://doi.org/10.1097/NND.0000000000000570

Publicado

20/02/2025

Cómo citar

GAMIFICACIÓN APLICADA A LAS LEYES DE PROTECCIÓN DE DATOS: UNA ESTRATEGIA DE CONCIENCIACIÓN PARA PROMOVER LA PRIVACIDAD EN LAS EMPRESAS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(2), e626253. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6253