CONTRIBUCIONES INSTITUCIONALES A LA EDUCACIÓN VIAL: EL CASO DEL DEPARTAMENTO DE TRÁNSITO DE PARANÁ Y DE LA POLICÍA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6495

Palabras clave:

acciones educativas, tránsito, DETRAN/PR, PMPR, seguridad, conformidad

Resumen

El presente trabajo analiza las acciones educativas conjuntas de tránsito realizadas por el DETRAN/PR y la PMPR, y su conformidad con lo establecido en el Código de Tránsito Brasileño y otras normativas del CONTRAN, considerando su importancia para garantizar un tránsito más seguro y armonioso para todos los que se desplazan en los espacios públicos, ante el crecimiento constante de la flota vehicular registrada en el Estado de Paraná. En este sentido, se planteó la siguiente pregunta: ¿son suficientes las acciones realizadas por la Autarquía Estatal de Tránsito en conjunto con la Policía Militar de Paraná para garantizar una mayor seguridad a los involucrados en el tránsito? La hipótesis plantea que ambos organismos cuentan con las estructuras y capacidades técnicas necesarias para llevar a cabo acciones educativas que posibiliten una mayor seguridad en el tránsito paranaense, conforme a lo estipulado por el CONTRAN. Así, el objetivo de este estudio fue analizar la conformidad de las acciones educativas de tránsito realizadas por las áreas responsables del DETRAN/PR y la PMPR. Metodológicamente, el estudio presenta un carácter exploratorio, utilizando la investigación bibliográfica para sustentar el contenido desarrollado, y se clasifica como un estudio de caso, con el uso de datos de fuentes primarias de los organismos. El resultado alcanzado revela que tanto el DETRAN/PR como la PMPR cumplen satisfactoriamente con los requisitos establecidos en las resoluciones emitidas por el CONTRAN en lo que respecta a la elaboración de acciones educativas de tránsito

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patricia Zampieri Pedrosa Kutianski

    Soldado da PMPR – Polícia Militar do Paraná. Especialista em Gestão Integrada, Trânsito e Mobilidade Urbana – UNICENTRO/PR.

     

Referencias

ARAÚJO, J. M. No trânsito, educação e fiscalização caminham juntas. CTB DIGITAL, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.ctbdigital.com.br/artigo-comentarista/608. Acesso em: 16 jun. 2020.

BELEI, R. A. et al. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. UFPel, Pelotas, jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1770. Acesso em: 15 jul. 2020.

BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro – Lei Federal nº 9.503/97. Brasília: Senado, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm. Acesso em: 01 mai. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Resolução 168 de 14 de dezembro de 2004. Brasília: CONTRAN, 2004. Disponível em: https://antigo.infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_168_04_COMPILADA.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Resolução 265 de 14 de dezembro de 2007. Brasília: CONTRAN, 2007. Disponível em: https://antigo.infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_265.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Resolução 314 de 08 de maio de 2009. Brasília: CONTRAN, 2009. Disponível em: https://antigo.infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_314_09.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Resolução 351 de 14 de junho de 2010. Brasília: CONTRAN, 2010. Disponível em: https://antigo.infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_351_10.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Resolução 515 de 18 de dezembro de 2014. Brasília: CONTRAN, 2014. Disponível em: https://antigo.infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao5152014.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 maio 2019.

BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN. Portaria nº 147 de 02 de junho de 2009. Brasília: DENATRAN, 2009. Disponível em: https://antigo.infraestrutura.gov.br/component/content/article/115-portal-denatran/8525-portarias-2009-denatran.html. Acesso em: 15 out. 2019.

CAVALCANTI, J. Conheça os 3 tipos básicos de fontes de informação para sua pesquisa. Infonormas, jun. 2016. Disponível em: https://www.infonormas.com.br/2016/07/26/conheca-os-3-tipos-basicos-de-fontes-de-informacao-para-sua-pesquisa/. Acesso em: 15 jul. 2020.

CTB DIGITAL. Código de Trânsito Brasileiro. Capítulo VI – da educação para o trânsito – art. 76. [S. l.]: CTB DIGITAL, 2017. Disponível em: https://www.ctbdigital.com.br/artigo/art76. Acesso em: 15 out. 2019.

DETRAN/PR. Departamento de Trânsito do Paraná – Conheça o Detran/PR. Disponível em: http://www.detran.pr.gov.br/Pagina/Conheca-o-DetranPR. Acesso em: 11 jan. 2020.

DETRAN/PR. Departamento de Trânsito do Paraná – Convênios e Termos Congeneres. Curitiba: DETRAN/PR, 2019. Disponível em: https://www.detran.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-08/017.2018_-_delegacao_de_encargos_pmpr_-_fiscalizacao.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

DICIO – DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Significado de briefing. [S. l.]: DICIO, s. d. Disponível em: https://www.dicio.com.br/briefing/. Acesso em: 09 jul. 2020.

FARIA, E. O.; BRAGA, M. G. C. Avaliar programas educativos para o trânsito não é medir a redução de acidentes ou de exposição ao risco de acidentes. ANPET, Rio de Janeiro, nov. 2005. Disponível em: http://www.sinaldetransito.com.br/artigos/programa_educativo_transito.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

FILOMENO, T. Uso de celebridades em campanhas: como escolher o famoso ideal para sua marca? HUBCRIAÇÃO, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://hubcriacao.com.br/2019/11/04/uso-de-celebridades-em-campanhas/. Acesso em: 17 jul. 2020.

FUJISAWA, D. S. Utilização de jogos e brincadeiras como recurso no atendimento fisioterapêutico de criança: implicações na formação do fisioterapeuta. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2000.

GALÃO, F. Trânsito Aumento da frota desafia centros urbanos. Folha de Londrina, Londrina, out. 2012. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/reportagem/transito-aumento-da-frota-desafia-centros-urbanos-820166.html. Acesso em: 17 jun. 2020.

GIL, A. C. Como Classificar as Pesquisa? Maceió: IFAIL, 2002. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/2750133/6-compl-como-classificar-as-pesquisas-gil?utm-medium=link. Acesso em: 15 jun. 2020.

IMPACTA. Certificação e Treinamento – A importância de mensuração dos resultados. São Paulo: Impacta, 2016. Disponível em: https://www.impacta.com.br/blog/2015/12/17/a-importancia-da-mensuracao-dos-resultados/. Acesso em: 17 jul. 2020.

MACEDO, N. D. Iniciação à Pesquisa Bibliográfica. 2. ed. São Paulo: Ed Unimarco, 1996. 70 p. ISBN 85-15-01132-8.

MAIO AMARELO. Atenção pela vida – Perceba o risco, proteja a vida. Maio Amarelo, 2020. Disponível em: https://maioamarelo.com/perceba-o-risco-proteja-a-vida/. Acesso em: 09 jul. 2020.

ONMOBIH - INSTITUTO MOBIH. Porque a educação no trânsito é fundamental para evoluirmos como sociedade. [S. l.]: ONMOBIH, 2019. Disponível em: https://www.onmobih.com.br/porque-a-educacao-no-transito-e-fundamental-para-evoluirmos-como-sociedade/. Acesso em: 17 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Relatório Global Sobre o Estado da Segurança Viária 2015. Genebra: OMS, 2015. Disponível em: https://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2015/Summary_GSRRS2015_POR.pdf. Acesso em: 17 abr. 2020.

PARANÁ (Estado). Decreto n. 4.662, de 19 de julho de 2016. Curitiba, 21 jul. 2016. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=159676&indice=1&totalRegistros=1&dt=14.0.2020.9.18.38.88. Acesso em: 11 jan. 2020.

PARANÁ (Estado). Departamento de Trânsito do Paraná. Anuário Estatístico 2018. Curitiba, 2019. Disponível em: http://www.detran.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-11/anuario_detran_pr_2019.pdf. Acesso em: 17 abr. 2020.

PARANA (Estado). Lei Estadual n. 7.811, de 29 de dezembro de 1983. Curitiba, 1983. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=8677&indice=1&totalRegistros=2&dt=14.0.2020.9.13.43.596. Acesso em: 11 jan. 2020.’

PORTAL SÃO FRANCISCO. Educação para o trânsito. Portal São Francisco, 2020. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/educacao-para-o-transito. Acesso em: 15 jul. 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Ed Feevale, 2013. 276 p. ISBN: 978-85-7717-158-3.

ROCHA, G. S. Caracterização dos acidentes de trânsito e vítimas no município de Rio Branco – Acre. 2009. 229 f. Tese (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

ROTARY INTERNATIONAL. Manual de parcerias institucionais. [S. l.]: ROTARY INTERNATIONAL, 2019. Disponível em: http://www.omirbrasil.org.br/Downloads/000329.PDF. Acesso em: 26 jul. 2020.

TEIXEIRA, J. F. M; LIMA, M. V. G. A importância da educação no trânsito na prevenção de acidentes de motocicletas em Fortaleza. PLUS FRJ, Fortaleza, jan. 2017. Disponível em: https://www.faculdadeplus.edu.br/wpcontent/uploads/2017/05/04ArtigoAIMPORTANCIADAEDUCA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.

VENTURA, M. M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. SOCERJ, Rio de Janeiro, out. 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/18473787/O_estudo_de_caso_como_modalidade_de_pesquisa. Acesso em: 15 jun. 2020.

VIGIA - RASTREAMENTO E MONITORAMENTO. A importância de conscientizar as crianças sobre o trânsito. [S. l.]: VIGIA, 2018. Disponível em: http://vigiarastreamento.com.br/noticias/a-importancia-de-conscientizar-as-criancas-sobre-o-transito/. Acesso em: 20 fev. 2020.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa. 2. ed. Florianópolis: 2011. 134 p. ISBN: 978-85-7988-111-3.

Publicado

11/06/2025

Número

Sección

ARTIGOS

Categorías

Cómo citar

CONTRIBUCIONES INSTITUCIONALES A LA EDUCACIÓN VIAL: EL CASO DEL DEPARTAMENTO DE TRÁNSITO DE PARANÁ Y DE LA POLICÍA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(6), e666495. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6495