TRASTORNOS DE ANSIEDAD EN LA INFANCIA Y MANEJO CLÍNICO DESDE LA PERSPECTIVA DE LA TCC

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DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.869

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Resumen

Este artículo busca responder a la siguiente pregunta: ¿La TCC ofrece técnicas prácticas y apoyo en la evaluación y manejo clínico, capaces de ayudar a comprender los fenómenos ansiosos en los niños? Este estudio tiene como objetivo analizar los trastornos de ansiedad, buscando relacionarlos en el contexto de los estudios epidemiológicos y sintomatología y proponer la evaluación e intervención cognitivo-conductual como tratamiento de estos trastornos de ansiedad. Se trata de una investigación teórica basada en la revisión bibliográfica que concluyó sobre la adecuación de las estrategias psicoterapéuticas propuestas por la TCC en el manejo clínico de niños ansiosos.

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Biografía del autor/a

  • Elaine Machado Chagas

    Mestranda do curso de Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Especialista em Terapias Contextuais pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI). Formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Linehan Isntitute. Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Centro de Psicologia e Formação (CPAF) e aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes no Beck Institute. Sócia Diretora do Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental do Rio de Janeiro (INTCC_RIO). Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, com temas em Terapia Cognitivo-comportamental. Terapia Cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes e Terapia Comportamental Dialética.

  • Claudio Manoel Luiz de Santana

    Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis(2020), possui graduação em Filosofia (2004) e Teologia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC- Rio; Também é graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Pós Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Planalto Central (2015), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis(2015) e pós graduação em Saúde Mental pela IBRA (2021). É sacerdote (pároco) - Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia e Psicologia, com ênfase em Clínica, Humanismo e Logoterapia. Temas: Autoconhecimento, Espiritualidade e Sentido de Vida. 

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Publicado

20/11/2021

Cómo citar

TRASTORNOS DE ANSIEDAD EN LA INFANCIA Y MANEJO CLÍNICO DESDE LA PERSPECTIVA DE LA TCC . (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210869. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.869