AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Thais Aparecida Correa Alves
  • José Olímpio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1790

Palavras-chave:

As tecnologias digitais, Informação, Escola

Resumo

Este trabalho tem como objetivo provocar uma reflexão acerca do uso das tecnologias de comunicação na potencialização do ensino e aprendizagem da Química. Os avanços na tecnologia na última década e a exploração dessas mudanças pela mídia contribuíram para a mudança social em escala global. Aumentou a conexão e dependência dessas tecnologias de forma que não existia há algumas décadas. O docente precisa estar sempre aberto às modificações relacionadas à educação e superação de paradigmas que existem no âmbito escolar, visando melhor desenvolvimento da criança e um ensino-aprendizagem eficiente. O cenário cada vez mais moderno e tecnológico exige que o profissional da educação esteja atualizado. Deste modo, para uma formação ideal para o docente, é essencial a construção de uma identidade profissional. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar as tecnologias digitais de informação e comunicação na potencialização do ensino e aprendizagem de Química. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica e coleta de dados em sites, livros, bibliotecas virtuais e revistas científicas.


 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Thais Aparecida Correa Alves

Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Vovó Jandira

José Olímpio dos Santos

Escola Municipal Padre José Thomas de Aquino Menezes

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Publicado

12/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Aparecida Correa Alves, T. ., & Olímpio dos Santos, J. . (2022). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381790. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1790