LOS JUEGOS EDUCATIVOS COMO RECURSO DIDÁCTICO PARA LA ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4133Palabras clave:
Juegos Educativos. Recurso Didáctico. Enseñanza de MatemáticasResumen
Las matemáticas están presentes en la vida cotidiana de las personas, ayudándolas en el desarrollo de las acciones diarias. Es necesario que las personas aprendan matemáticas de manera contextualizada y que uno pueda ver y comprender el contenido abstracto de una manera concreta. Pensando de esta manera, entendemos que enseñar matemáticas con juegos puede ser una forma de permitir el aprendizaje. Por lo tanto, nuestro objetivo es analizar si el uso de juegos educativos en la enseñanza de las matemáticas influye en la motivación del aprendizaje de los estudiantes del 6º grado de la Escuela Municipal Angélica Gurgel, en la ciudad de Fortaleza-CE. Nuestro marco teórico se basa en los estudios de Grando (2000), Lorenzato (2006), Chevalard (1991) y Santos y Oliveira (2014). Como metodología, se aplicaron algunas sesiones didácticas con juegos matemáticos y evaluaciones diagnósticas de entrada y salida. Al final, fue posible verificar que las clases que tenían las actividades con juegos tenían un aumento significativo en el rendimiento.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Normas para o currículo e avaliação em matemática. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática, 1998. (Coleção Adendas).
BARBOSA, Sandra Lucia Piola, CARVALHO, Túlio Oliveira de, Jogos matemáticos como metodologia de ensino aprendizagem das operações com números inteiros. 2009. Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/jogos/1948-8.pdf>
BERMUDES, Filipe Pinel Berbert. O laboratório de ensino de matemática nas práticas do 4º ciclo do ensino fundamental. 2014. Mestrado Profissional Em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Vitória, ES.
BORIN, Julia. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME – USP, 1996. p. 110
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. 20 de dezembro de 1996.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.
BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz M. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande: UFMS, 2005.
BRITO, Leonardo Lira de, SILVA, Elivelton Serafim, ANDRADE, Silvanio de. O laboratório de ensino de Matemática: surgimento, concepções e desafios. Anais do V Encontro de Iniciação a docencia da UEPB. 2015.
CARNEIRO, Vera Clotilde Garcia. Educação Matemática no Brasil: uma meta-investigação. Quadrante Revista Teórica e de Investigação , Lisboa, v. 9, n. 1, p. 117-140, 2000.
CARVALHO, João Bosco Pitombeira de, GITIRAN, Veronica. A metodologia de ensino e aprendizagem nos livros didáticos de Matemática. Coleção explorando o ensino da Matemática. Vol. 17. Ensino Fundamental. Coordenação João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
CHEVALLARD, Yves. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage,1991
D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. 1 ed. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 7-17.
ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. Trad. Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Martins
Fontes, 2009. p. 447.
FERNANDES, George Pimentel, MENEZES, Josinalva Estácio. O movimento da educação Matemática no Brasil: cinco décadas de existência. II Congresso Brasileiro de História da Educação. 3 a 6 de Novembro de 2002. Natal RN.
FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de Pós-Graduação. Campinas, FE/UNICAMP, 1994. (Tese Doutorado em Metodologia de Ensino)
FLEMMING, Diva Marilia; COLLAÇO DE MELLO, Ana Claudia. Criatividade jogos didáticos. São José: Saint-Germain, 2003.
FREIRE, PAULO. Carta de Paulo Freire aos professores. 2001. ESTUDOS AVANÇADOS 15 (42), 2001.
GOMES, Maria Laura Magalhães. História do Ensino da Matemática: uma introdução. 2012. UAB/UFMG. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. CAED-UFMG. Belo Horizonte, MG.
GONÇALVES, Antonio Roberto, SILVA, Ana Lúcia da, O uso do laboratório no ensino de matemática. 2016. Departamento de Matematica. UFV, Viçosa, MG.
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
TIZUKOMORCHIDA. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, TizukoMorchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 13-43.
LARA, Isabel Cristina Machado. Jogando com a matemática na educação infantil e séries iniciais. São Paulo: Rêspel, 2003.
LINHARES, Luciano Lempek. Paulo Freire: por uma educação libertadora e humanista. III Congresso Nacional De Educação – EDUCERE. EDIÇÃO INTERNACIONAL PUC Paraná – PUCPR, Curitiba: 06 a 09 de outubro de 2008.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: ______ (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas. SP: Autores Associados, 2006. p. 3 – 37.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MACEDO, L.; PETTY, A. L. S. e PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações – problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. p. 116
MELO, Sirley Aparecida de, SARDINHA, Maria Onide Ballan . Jogos no ensino aprendizagem de matemática: uma estratégia para aulas mais dinâmicas. Revista F@pciência, Apucarana-PR, ISSN 1984-2333, v.4, n. 2, p. 5 – 15, 2009.
MIGUEL, José Carlos. O ensino de matemática na perspectiva da formação de conceitos: implicações teórico-metodológicas. 2003.
MOURA, M. matemática na infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Org.). Educação matemática na infância: abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2007.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: A Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM-SP, 1994.
PONTE, João Pedro. O ensino da matemática em Portugal: lições do passado, desafios do futuro. 2004.
OLIVEIRA, Ana Maria Nauiack de, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em matemática: as razões de sua necessidade. 1983. Dissertação de mestrado em Educação. Universidade Federal do Parana. Curitiba PR.
OTTESBACH, Rosângela Cristina; PAVANELLO, Regina Maria. Laboratório de ensino e aprendizagem da matemática na apreciação de professores. 2010. Revista gestao escolar no dia a dia, Governo do esatdo do Paraná.
SANTOS, Anderson Oramisio, OLIVEIRA, Guilherme Saramago. Teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e suas contribuições para o ensino-aprendizagem matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. 2014. Perspectivas, vol. 18, n. 1, Jan/Jun 2014, p. 134 – 155.
SCOZ, B. Psicopedagogia e a realidade escolar: o problema escolar de aprendizagem. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SEDUC/RS. Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Referencial Curricular: matemática e suas tecnologias. Vol. 3. 2009.
SILVA, Alice de Assiz, SANTOS, Dilene Rosinei Nascimento dos, COSTA, Erika Karla Barros da. A importância do jogo na aprendizagem da matemática e na educação infantil. 2014. Organização Mundial para a educação Pré-escolar. On line.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da, A crítica ao ensino da matemática. 2006. Revista AMAZÔNIA - Revista de educação em eiências e matemática V. 2 - n. 3 - jul. 2005/dez. 2005, V. 2 - n. 4 - jan 2006/jun.
SMOLE, Kátia Stocco; PESSOA, Nadia; DINIZ, Maria Ignez; ISHIHARA, Cristiane. Jogos de Matemática: de 1º e 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008. (Cadernos do Mathema – Ensino Médio)
SOARES, Flávia x. Os congressos de ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a matemática moderna. Primeiro seminário paulista de historia e wducação matemática. IME Instituto de Matemática e Estatística da USP, 2005.
STRAPASON, Lísie Pippi Reis, O uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem da matemática no 1º ano do ensino médio. Dissertação de Mestrado Profissionalizante em ensino de Física e Matemática. Centro Universitario Franciscano de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2011.
ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. 2007. Ed PUC/RS. Porto Alegre, RS.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.