PROTAGONIZAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM ESTUDO REFLEXIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1143

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde; Aprendizagem; Enfermagem.

Resumo

A atenção primária á saúde é caracterizada por um conjunto de ações relacionadas a uma saúde abrangente e integral, pautada em diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (Primeiro Contato, Longitudinalidade, Integralidade e Coordenação), que abrange a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravamento, diagnóstico e tratamento, com o objetivo de fornecer um atendimento humanizado. O presente estudo se caracteriza por refletir sobre a importância do acadêmico de enfermagem no processo de educação e saúde na atenção primária e ainda, contextualizar sobre o processo ensino e aprendizagem do graduando para sua formação. Tendo os seus dados coletados através de meio eletrônico pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Conclui-se que a atenção primária à saúde (APS) é o primeiro contato que a população tem com os sistemas de saúde e que possui como finalidade entender a complexidade de cada caso sejam eles individuais ou em grupo, e assim direcionar o paciente para o atendimento adequado, permitindo que os estudantes estejam inseridos na realidade do seu futuro local de trabalho permitindo uma visão mais ampla e humanizada em relação ao paciente, e acompanhar a rotina da equipe de enfermagem permitindo também que os acadêmicos enxerguem as qualidades e os defeitos do sistema único de saúde, e eles como acadêmicos possam começar a pensar desde já para solucionar eventuais problemas e gerar mudanças na sociedade.

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Biografia do Autor

  • Andressa Campolino Sobral

    Acadêmica de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

  • Wanderson Alves Ribeiro

    Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. Docente do Curso de GraduaçãoemEnfermagem Pós-graduaçãodaUniversidade Iguaçú, Brasil.

  • Larissa Christiny Amorim dos Santos

    Acadêmica de graduação em enfermagem pela Universidade Iguaçu, Brasil.

  • Elton John Mota de Oliveira

    Acadêmico de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu, Brasil.

  • Giovanna Alhan de Oliveira

    Acadêmica de graduação de enfermagem pela Universidade Iguaçu, Brasil.

  • Andressa Ferreira Barros

    Acadêmica de graduação em enfermagem pela Universidade Iguaçu, Brasil.

  • Miriam Maria Ferreira Guedes

    Acadêmica de graduação em enfermagem pela Universidade Iguaçu, Brasil.

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Publicado

13/02/2022

Como Citar

PROTAGONIZAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM ESTUDO REFLEXIVO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(2), e321143. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1143