PROTAGONIZAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM ESTUDO REFLEXIVO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1143Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Aprendizagem; Enfermagem.Resumo
A atenção primária á saúde é caracterizada por um conjunto de ações relacionadas a uma saúde abrangente e integral, pautada em diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (Primeiro Contato, Longitudinalidade, Integralidade e Coordenação), que abrange a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravamento, diagnóstico e tratamento, com o objetivo de fornecer um atendimento humanizado. O presente estudo se caracteriza por refletir sobre a importância do acadêmico de enfermagem no processo de educação e saúde na atenção primária e ainda, contextualizar sobre o processo ensino e aprendizagem do graduando para sua formação. Tendo os seus dados coletados através de meio eletrônico pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Conclui-se que a atenção primária à saúde (APS) é o primeiro contato que a população tem com os sistemas de saúde e que possui como finalidade entender a complexidade de cada caso sejam eles individuais ou em grupo, e assim direcionar o paciente para o atendimento adequado, permitindo que os estudantes estejam inseridos na realidade do seu futuro local de trabalho permitindo uma visão mais ampla e humanizada em relação ao paciente, e acompanhar a rotina da equipe de enfermagem permitindo também que os acadêmicos enxerguem as qualidades e os defeitos do sistema único de saúde, e eles como acadêmicos possam começar a pensar desde já para solucionar eventuais problemas e gerar mudanças na sociedade.
Downloads
Referências
- Mendes, Eugênio Vilaça. "O acesso à atenção primária à saúde." Brasília, DF: Conselho Nacional de Secre-tários de Saúde (2016).
- Pinho, Ellen Christiane Corrêa, et al. "Acesso e acessibilidade na atenção primária à saúde no Bra-sil." Enfermagem em Foco 11.2 (2020).
- Galavote, Heletícia Scabelo, et al. "O trabalho do enfermeiro na atenção primária à saúde." Escola Anna Nery 20 (2016): 90-98
- Tesser, Charles Dalcanale, Islandia Maria Carvalho de Sousa, and Marilene Cabral do Nascimento. "Práti-cas integrativas e complementares na atenção primária à saúde brasileira." Saúde em debate 42 (2018): 174-188.
- Martins, Elciane Calandrino, et al. "EDUCAÇÃO EM SAÚDE UMA NECESSIDADE DOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: experiência de Processos Educativos em Enfermagem." 13º Congresso Internacional Rede Unida. 2018.
- Ferreira, Sandra Rejane Soares, Lisiane Andréia Devinar Périco, and Vilma Regina Freitas Gonçalves Dias. "A complexidade do trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde." Revista Brasileira de Enferma-gem 71 (2018): 704-709.
- Paula, Gabriella Ribeiro de, et al. "Qualidade de vida para avaliação de grupos de promoção da saú-de." Revista Brasileira de Enfermagem 69 (2016): 242-249.
- Camelo, Marina Shinzato, et al. "Acolhimento na atenção primária à saúde na ótica de enfermeiros." Acta Paulista de Enfermagem 29 (2016): 463-468.
- Silva, Liliane de Lourdes Teixeira, et al. "Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: percepção da equipe de enfermagem." Escola Anna Nery 26 (2021).
- Pinto, Adriana Avanzi Marques, et al. "Métodos de ensino na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura." CIAIQ2016 1 (2016).
- da Costa Oliveira, Vânia Aparecida. "Currículo do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG): perspectiva de docentes e discentes." (2016).
- Ferreira, Sandra Rejane Soares, Lisiane Andréia Devinar Perico, Vilma Regina Freitas Gonçalves Dias. "A Complexidade do Trabalho do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde." Revista Brasileira de Enfermagem 71 (2018): 704-709.
- Ramos, Weslaine Thalita Silva, Larissa Dantas Quiulo, and Luciana Dantas Farias de Andrade. "A educa-ção permante no âmbito da atenção primária à saúde: uma revisão integrativa." Brazilian Journal of Health Review 1.1 (2018): 35-45.
- de Morais, Tayanne Maira Dantas Martins, et al. "Cartilha para adultos com síndrome metabólica: Proposta de tecnologia educativa para a promoção da saúde." Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde (2017).
- Ferreira, Lorena, et al. "Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura." Saúde em Debate 43 (2019): 223-239.
- Feijão, Alexsandra Rodrigues, and Marli Teresinha Gimeniz Galvão. "Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas." Rev Rene 8.2 (2007): 41-49.
- Paula, Gabriella Ribeiro de, et al. "Qualidade de vida para avaliação de grupos de promoção da saú-de." Revista Brasileira de Enfermagem 69 (2016): 242-249.
- Arantes, Luciano José, Helena Eri Shimizu, and Edgar Merchán-Hamann. "Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura." Ciência & Saúde Coletiva 21 (2016): 1499-1510.
- Thumé, Elaine, et al. "Formação e prática de enfermeiros para a Atenção Primária à Saúde-avanços, desa-fios e estratégias para fortalecimento do Sistema Único de Saúde." Saúde em Debate 42 (2018): 275-288.
- Queiroz, Danielly Maia de, et al. "Desafios e potencialidades para produção do cuidado integral na Atenção Primária à Saúde brasileira." Revista Brasileira de Enfermagem 74 (2021).
-Thumé, Elaine, et al. "Formação e prática de enfermeiros para a Atenção Primária à Saúde-avanços, desa-fios e estratégias para fortalecimento do Sistema Único de Saúde." Saúde em Debate 42 (2018): 275-288.
- Peres, Cássia Regina Fernandes Biffe, et al. "Um olhar dialético para as mudanças curriculares na forma-ção do enfermeiro." Revista da Escola de Enfermagem da USP 52 (2018).
-Fausto, Márcia Cristina Rodrigues, and Aylene Bousquat. "Organização da atenção primária à saúde no Brasil e os desafios para a integração em redes de atenção." Atenção primária à saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa. 2018. 51-72.
- Facchini, Luiz Augusto, Elaine Tomasi, and Alitéia Santiago Dilélio. "Qualidade da Atenção Primária à Saú-de no Brasil: avanços, desafios e perspectivas." Saúde em Debate 42 (2018): 208-223.
- Fausto, Márcia Cristina Rodrigues, et al. "O futuro da Atenção Primária à Saúde no Brasil." Saúde em debate 42 (2018): 12-14.
- de Oliveira Mattos, Julio Cesar, and Alexandre Pazetto Balsanelli. "A liderança do enfermeiro na atenção primária à saúde: revisão integrativa." Enfermagem em foco 10.4 (2019).
- Maffissoni, André Lucas, et al. "Redes de atenção à saúde na formação em enfermagem: interpretações a partir da atenção primária à saúde." Revista Cuidarte 9.3 (2018): 3.
- Brito, Maria da Conceição Coelho, et al. "Formação do enfermeiro para a atenção básica: um olhar sobre o conhecimento produzido." Sanare-Revista de Políticas Públicas 16.2 (2017).
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.