GOOGLE FOR EDUCATION E A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA TECNOLÓGICA EM REDE: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TIMBÓ/SC
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1180Palavras-chave:
Palavras-chave: Google for Education; cultura tecnológica; subjetividades tecnológicasResumo
Pensar em movimentos de inserção da tecnologia na educação é um dos desafios de nosso momento histórico. Em tempos de pandemia, as necessidades de construirmos novos contornos para a educação passam, de alguma forma, pela formação dos professores, investimentos em ferramentas tecnológicas, e a passagem por interações sociais que envolvem toda a comunidade escolar. Nesse sentido, nosso objetivo é promover um relato de experiência da construção de uma cultura tecnológica na rede municipal de educação da cidade de Timbó/SC. Trata-se de um ensaio teórico que narra a experiência da rede municipal de Timbó, e que ao mesmo tempo, articula a ideia dos seguintes autores: Ferreira (1999), Bauman (2012), Deleuze e Guattari (2012), Rodrigues (2001), Lévy (1999), Bacich, Tanzi Neto, Trevisani (2015), Comitê invisível (2016), Larrosa (2014), Kenski (2003), Guattari e Rolnik, (1996), Segalen (2002). Em um primeiro momento, descreveremos o conceito de cultura tecnológica e os desafios pedagógicos contemporâneos. Em seguida, a narrativa da experiência nos revela alguns acontecimentos, linhas discursivas que formam a topologia social que tange a relação, cultura, tecnologia e educação. Cultura tecnológica e os desafios pedagógicos contemporâneos, e a experiência vinculada a Rede Municipal de Educação da Cidade de Timbó/SC, formam os espaços discursivos, narrativas, que cartografamos. Cartografia que nos leva a pensarmos nas subjetividades tecnológicas, em uma cultura tecnológica que se constitui em rede.
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Referências
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