GOOGLE FOR EDUCATION E A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA TECNOLÓGICA EM REDE: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TIMBÓ/SC
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1180Palavras-chave:
Palavras-chave: Google for Education; cultura tecnológica; subjetividades tecnológicasResumo
Pensar em movimentos de inserção da tecnologia na educação é um dos desafios de nosso momento histórico. Em tempos de pandemia, as necessidades de construirmos novos contornos para a educação passam, de alguma forma, pela formação dos professores, investimentos em ferramentas tecnológicas, e a passagem por interações sociais que envolvem toda a comunidade escolar. Nesse sentido, nosso objetivo é promover um relato de experiência da construção de uma cultura tecnológica na rede municipal de educação da cidade de Timbó/SC. Trata-se de um ensaio teórico que narra a experiência da rede municipal de Timbó, e que ao mesmo tempo, articula a ideia dos seguintes autores: Ferreira (1999), Bauman (2012), Deleuze e Guattari (2012), Rodrigues (2001), Lévy (1999), Bacich, Tanzi Neto, Trevisani (2015), Comitê invisível (2016), Larrosa (2014), Kenski (2003), Guattari e Rolnik, (1996), Segalen (2002). Em um primeiro momento, descreveremos o conceito de cultura tecnológica e os desafios pedagógicos contemporâneos. Em seguida, a narrativa da experiência nos revela alguns acontecimentos, linhas discursivas que formam a topologia social que tange a relação, cultura, tecnologia e educação. Cultura tecnológica e os desafios pedagógicos contemporâneos, e a experiência vinculada a Rede Municipal de Educação da Cidade de Timbó/SC, formam os espaços discursivos, narrativas, que cartografamos. Cartografia que nos leva a pensarmos nas subjetividades tecnológicas, em uma cultura tecnológica que se constitui em rede.
Downloads
Referências
A aprendizagem ao alcance de todos, edu.google,com, 2021. Disponível em https://edu.google.com/intl/ALL_br/. Acesso em: 24 de dezembro de 2021.
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
COMITÊ INVISÍVEL. Aos nossos amigos: crise e insurreição. São Paulo: n-1 edições, 2016.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 3. São Paulo: Coleção Trans. 2012.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
GUATTARI, F. & ROLNIK, S. (1996). Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes. 1996.
KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
RODRIGUES, Anna Maria Moog. Por uma filosofia da tecnologia. In: GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (Org). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 75-129.
SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporâneos. Rio Janeiro: FGV, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.