INVESTIGANDO GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1725Palavras-chave:
Geometria Espacial, Realidade aumentada, GeometrixResumo
Este artigo descreve a observação da aprendizagem da geometria espacial por meio do aplicativo de realidade aumentada Geometrix, e tem como objetivo verificar o quão o uso da tecnologia impacta no aprendizado de geometria espacial. Historicamente existem evidências que alunos têm dificuldades na aprendizagem sobre geometria espacial, com isso, buscou-se uma alternativa tecnológica digital por meio de um aplicativo de realidade aumentada, chamado Geometrix. Foi observada de maneira objetiva a aprendizagem de 72 alunos voluntários, divididos em dois grupos de uma escola da rede pública municipal, localizada no município de Arapiraca, Alagoas. A partir disso, foi feita uma comparação entre os grupos: um com o uso do aplicativo de realidade aumentada e o outro não. Observou-se durante o processo de intervenção que o grupo que utilizou o aplicativo Geometrix apresentou um número significativo de acertos em comparação com o que não utilizou. Este, por sua vez, apresentou dificuldades em entender e realizar a atividade na qual tinham que identificar faces, vértices e arestas em figuras tridimensionais impressas, desse modo fica evidente que a utilização do aplicativo de realidade aumentada contribui significativamente para o aprendizado de geometria espacial.
Downloads
Referências
AGUIAR, E. V. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. VÉRTICES, v. 10, n. 1/3, jan./dez. 2008.
ANDRADE, V. G. O desenvolvimento do aplicativo RA. Geo: contribuições da realidade aumentada para o ensino de geometria espacial. 2017. Dissertação (Mestrado) –IFG – Campus Jataí, Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. Disponível em: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/435. Acesso em: 14 de novembro de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação, Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 de setembro de 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 06 de setembro de 2020.
CHAVES, J. O. Geometria Espacial no Ensino Fundamental: Uma Reflexão Sobre as Propostas Metodológicas. Viçosa MG - Brasil 2013 viii, 78f. disponível em:https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/5879/1/texto%20completo.pdf. Acesso em: 06 de setembro de 2020.
KIRNER, C. Et al. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Belém, PA, Editora SBC – Sociedade Brasileira de computação, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://pcs.usp.br/interlab/wp-content/uploads/sites/21/2018/01/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf Acesso em: 20 de dezembro de 2020.
OLIVEIRA, C. A. Estratégias didáticas de realidade aumentada (RA) no ensino de matemática. IN: Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC. Aracaju, 2018. ISSN: 2179‐4901.
PREZOTTO, E. D. et. al. Realidade aumentada aplicada a educação. In: Anais do EATI – Encontro Anual de Tecnologia da informação e Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação. RS, Brasil, 2013.
SANTOS, F. C. Realidade aumentada aplicada ao ensino de geometria espacial: um desafio para a educação matemática. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Belém, 2015.
SILVA, J. L.; OLIVEIRA, C. A. Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis no ensino de Matemática na perspectiva da m-learning. BoEM, Joinville, v. 6, n. 11, p. 200-221, outubro de 2018.
TONIN, J. F. O Ensino da Geometria na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Ferreira Ramos do Município De Gaurama-rs. Monografia, ERECHIM 2008. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/843.pdf Acesso em: 06 de janeiro de 2021.
VALENTIM, T. A., O uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial. Dissertação De Mestrado – Universidade Federal do Rio De Janeiro Instituto de Matemática, 25 de agosto de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.