ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DE REALIDADE AUMENTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1725

Palavras-chave:

Geometria Espacial

Resumo

Este artigo descreve a observação da aprendizagem da geometria espacial por meio do aplicativo de realidade aumentada Geometrix, e tem como objetivo verificar o quão o uso da tecnologia impacta no aprendizado de geometria espacial. Ao perceber em observações durante o estágio, evidentes dificuldades na aprendizagem dos alunos sobre geometria espacial, buscamos uma alternativa na tecnologia digital por meio de um aplicativo de realidade aumentada, chamado Geometrix. Tentamos de forma objetiva observar a aprendizagem de 72 alunos, voluntários, divididos em dois grupos, de uma escola da rede pública municipal, localizada no município de Arapiraca, Alagoas. Fizemos uma comparação entre os grupos: um com o uso do aplicativo de realidade aumentada e o outro não. Observamos durante o processo de intervenção que o grupo que utilizou o aplicativo Geometrix apresentou um número significativo de acertos em comparação com o que não utilizou. Este, por sua vez, apresentou dificuldades em entender e realizar a atividade onde tinham que identificar faces, vértices e arestas em figuras tridimensionais impressas, desse modo fica evidente que a utilização do aplicativo de realidade aumentada contribui significativamente para o aprendizado de geometria espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Elielson Magalhães Lima

Universidade Estadual de Alagoas

Eloíse Karola Cavalcante Ferro

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas.  Pós-graduanda em Metodologia do Ensino da Matemática.

Wilma Rejane Rodrigues de Assis

Graduação em andamento - Universidade Estadual de Alagoas. Professora no município de palmeira dos índios- Al 

César de Oliveira Nascimento

Graduando em Matemática Licenciatura na Universidade Estadual de Alagoas

Jalon Saturnino de Oliveira Júnior

Graduando em Matemática Licenciatura na Universidade Estadual de Alagoas

Referências

AGUIAR, E. V. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. VÉRTICES, v. 10, n. 1/3, jan./dez. 2008.

ANDRADE, V. G. O desenvolvimento do aplicativo RA. Geo: contribuições da realidade aumentada para o ensino de geometria espacial. 2017. Dissertação (Mestrado) –IFG – Campus Jataí, Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. Disponível em: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/435. Acesso em: 14 de novembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 de setembro de 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 06 de setembro de 2020.

CHAVES, J. O. Geometria Espacial no Ensino Fundamental: Uma Reflexão Sobre as Propostas Metodológicas. Viçosa MG - Brasil 2013 viii, 78f. disponível em:https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/5879/1/texto%20completo.pdf. Acesso em: 06 de setembro de 2020.

KIRNER, C. Et al. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Belém, PA, Editora SBC – Sociedade Brasileira de computação, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://pcs.usp.br/interlab/wp-content/uploads/sites/21/2018/01/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf Acesso em: 20 de dezembro de 2020.

OLIVEIRA, C. A. Estratégias didáticas de realidade aumentada (RA) no ensino de matemática. IN: Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC. Aracaju, 2018. ISSN: 2179‐4901.

PREZOTTO, E. D. et. al. Realidade aumentada aplicada a educação. In: Anais do EATI – Encontro Anual de Tecnologia da informação e Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação. RS, Brasil, 2013.

SANTOS, F. C. Realidade aumentada aplicada ao ensino de geometria espacial: um desafio para a educação matemática. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Belém, 2015.

SILVA, J. L.; OLIVEIRA, C. A. Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis no ensino de Matemática na perspectiva da m-learning. BoEM, Joinville, v. 6, n. 11, p. 200-221, outubro de 2018.

TONIN, J. F. O Ensino da Geometria na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Ferreira Ramos do Município De Gaurama-rs. Monografia, ERECHIM 2008. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/843.pdf Acesso em: 06 de janeiro de 2021.

VALENTIM, T. A., O uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial. Dissertação De Mestrado – Universidade Federal do Rio De Janeiro Instituto de Matemática, 25 de agosto de 2017.

Publicado

27/07/2022

Como Citar

Magalhães Lima, E., Ferro, E. K. C. ., Assis , W. R. R. de . ., Nascimento, C. de O. ., & Oliveira Júnior, J. S. de . (2022). ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DE REALIDADE AUMENTADA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371725. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1725