A EFICÁCIA DAS DECISÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1734

Palavras-chave:

Formas de Controle, Tribunais de Contas, Eficácia das Decisões

Resumo

RESUMO: O Tribunal de Contas, conforme preceito constitucional, possui autonomia na sua incumbência de exercer o controle externo da gestão financeira do Poder Executivo, se caracterizando como uma importante ferramenta para evitar a malversação dos recursos públicos federais. No entanto, ainda sofre algumas interferências do Poder Legislativo, quando este, ao concluir um processo de julgamento das contas, pode simplesmente ignorar o Parecer Prévio emitido pelo Tribunal. Desta forma, o presente artigo firma seu entendimento acerca da eficácia das decisões das Cortes de Contas, não importando a qual ente político pertence, graças ao princípio da simetria,  tendo em vista a necessidade precípua de proteger a sociedade de lesões orçamentárias causadas pelos agentes públicos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é demostrar a importância de uma maior autonomia ao Tribunal de Contas, como forma de garantir uma efetiva independência em relação aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, possibilitando decisões realmente eficazes em relação à problemática que o Estado enfrenta, por não ter, de fato,  Tribunais de Contas com efetivo caráter autônomo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kayles Henrique dos Santos Bonfilho

Graduado em Direito (UNIFEV); Pós-graduado em Direito Constitucional Universidade Anhanguera-UNIDERP). Docente de Preparatórios para Cursos Jurídicos. Aprovado no Exame da OAB. Funcionário Público da Secretaria da Segurança Pública Estadual-SP

 

 

Elimeire Alves de Oliveira

Advogada. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves).Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP).

 

Referências

Referências Bibliográficas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm.

CASTARDO, Hamilton Fernando. O tribunal de contas no ordenamento jurídico brasileiro. Campinas, SP: Millennium, 2007.

COSTA, Luiz Bernardo Dias. Tribunal de contas: evolução e principais atribuições no Estado Democrático de Direito. Belo Horizonte: Fórum, 2006.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FERREIRA, Pinto. Curso de direito constitucional. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

GASPARINI, Diógenes. Direito administrativo. 13. ed. Revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional: atualizada até a EC nº 53/06. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

27/07/2022

Como Citar

dos Santos Bonfilho, K. H., & Alves de Oliveira, E. . (2022). A EFICÁCIA DAS DECISÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371734. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1734