A EFICÁCIA DAS DECISÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1734

Palavras-chave:

Tribunais de Contas

Resumo

RESUMO: O Tribunal de Contas, conforme preceito constitucional, possui autonomia na sua incumbência de exercer o controle externo da gestão financeira do Poder Executivo, se caracterizando como uma importante ferramenta para evitar a malversação dos recursos públicos federais. No entanto, ainda sofre algumas interferências do Poder Legislativo, quando este, ao concluir um processo de julgamento das contas, pode simplesmente ignorar o Parecer Prévio emitido pelo Tribunal. Desta forma, o presente artigo firma seu entendimento acerca da eficácia das decisões das Cortes de Contas, não importando a qual ente político pertence, graças ao princípio da simetria,  tendo em vista a necessidade precípua de proteger a sociedade de lesões orçamentárias causadas pelos agentes públicos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é demostrar a importância de uma maior autonomia ao Tribunal de Contas, como forma de garantir uma efetiva independência em relação aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, possibilitando decisões realmente eficazes em relação à problemática que o Estado enfrenta, por não ter, de fato,  Tribunais de Contas com efetivo caráter autônomo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Kayles Henrique dos Santos Bonfilho

    Graduado em Direito (UNIFEV); Pós-graduado em Direito Constitucional Universidade Anhanguera-UNIDERP). Docente de Preparatórios para Cursos Jurídicos. Aprovado no Exame da OAB. Funcionário Público da Secretaria da Segurança Pública Estadual-SP

     

     

  • Elimeire Alves de Oliveira

    Advogada. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves).Letras (UNIFEV) Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP).

     

Referências

Referências Bibliográficas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm.

CASTARDO, Hamilton Fernando. O tribunal de contas no ordenamento jurídico brasileiro. Campinas, SP: Millennium, 2007.

COSTA, Luiz Bernardo Dias. Tribunal de contas: evolução e principais atribuições no Estado Democrático de Direito. Belo Horizonte: Fórum, 2006.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FERREIRA, Pinto. Curso de direito constitucional. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

GASPARINI, Diógenes. Direito administrativo. 13. ed. Revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional: atualizada até a EC nº 53/06. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Publicado

27/07/2022

Como Citar

A EFICÁCIA DAS DECISÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371734. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1734