ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA NO ENSINO DE FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2001Palavras-chave:
Ensino de Física, Pandemia, SociointeracionismoResumo
Esta investigação analisou, tendo como base a revisão sistemática da literatura, pesquisas com foco na abordagem sociointeracionista aplicadas ao ensino de Física durante o período da pandemia da Covid-19. O presente trabalho se baseou num inventário de estudos publicados entre 2020 e 2022 que considerou: livros, dissertações e teses defendidas desde que oriundas de Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino reconhecidos pela Capes e artigos publicados em revistas bem avaliadas e que tenham como foco principal o ensino de Ciências/Física e que sejam avaliadas nas áreas de Educação e Ensino. No início da pesquisa foram encontrados 83 documentos, após os critérios de inclusão 76 e, finalmente, após os critérios de exclusão, chegou-se a 12 trabalhos. Como resultados, constatou-se que os trabalhos em sua grande maioria, fizeram uso das Metodologias Ativas como por exemplo Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Sala de Aula Invertida, Instrução por Pares, dentre outras. Vale salientar a presença marcante das plataformas virtuais, jogos e laboratórios virtuais como ferramentas de auxílio à professores e alunos em épocas de ensino remoto. Em todos os trabalhos destaca-se a importância do aluno no processo de ensino e aprendizagem e como esse protagonismo provoca melhorias nas relações entre professores, alunos e seus pares.
Downloads
Referências
Galvão, M.C.B.; Ricarte, I.L.M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020.
Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Ufsc.br. https://www.inf.ufsc~aldo.vw/kitchenham.pdf.
Kochan, K.A.; Stacheski, G.C. Dificuldades de aprendizagem em Física. Repositório Uninter, 2022. Disponível em: < https://repositorio.uninter.com/handle/1/1128>. Acesso em: 05 de julh. 2022.
Lucci, M. A. A Proposta de Vygotsky: A Psicologia Sócio Histórica. Professorado. Revista de currículum y formación del profesorado, Universidad de Granada, Espanha, v. 10, n.o 2, 2006, p. 1-11.
Moreira, M.A. Uma análise crítica do ensino de Física. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/3JTLwqQNsfWPqr6hjzyLQzs/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 05 de Julh. 2022.
Moreira, M. A. Teorias de aprendizagem. 2 ed. São Paulo: EPU, 1999.
Oliveira, V.A.; Miranda, S.C.; Carvalho, P.S.; Porto, M.D.; Santos, J.D. Perspectiva sociointeracionista no ensino de física - jogos, simulações e
gamificação. Brazilian Journal of Development, v.8, n.3, p. 19065-19084, mar., 2022.
Rego, C.R. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
Sá, D.M. Especial Covid-19: Os historiadores e a pandemia. Casa de Oswaldo Cruz, 2020. Disponível em: < https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1853-especial-covid-19-os-historiadores-e-a-pandemia.html >. Acesso em: 05 de Julh. 2022.
Vigotsky, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.