OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2089Palavras-chave:
Avaliação. Geografia. Estratégias. Instrumentos.Resumo
O presente artigo surgiu da necessidade da reflexão sobre a importância da utilização de instrumentos avaliativos adequados aos objetivos propostos no ensino da Geografia, considerando que a avaliação possui influências tanto de estimular quanto de desestimular o estudante. Para tanto, questionou-se: como se justifica a seleção dos instrumentos utilizados pelos professores de Geografia durante o processo de avaliação da aprendizagem? O trabalho estabeleceu como objetivo geral, analisar os instrumentos utilizados pelos professores da disciplina de Geografia na realização da avaliação da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II. Com uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, o campo da pesquisa foi a Escola Municipal Extrema, situada em Teresina-PI, e público-alvo foram professores da referida escola. Para coleta de dados, foram utilizados a observação e aplicação de questionário. A fundamentação teórica foi construída a partir da discussão de teóricos, como: Hoffman (2003), Moretto (1996), Luckesi (1997), entre outros. Diante das leituras dos estudos dos teóricos, dos dados coletados pelo questionário e das observações realizadas no campo da pesquisa, foi possível compreender que a avaliação escolar - como ferramenta a serviço da aprendizagem do aluno - não deve priorizar apenas o resultado, mas também valorar o processo em que ela se desenvolve, as possibilidades de transformação da prática docente para que aconteça de maneira continuada, assumindo seu papel de elemento integrante do processo de ensino-aprendizagem.
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