COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DE PESCADO DURANTE O PERÍODO RELIGIOSO DA QUARESMA EM UM MUNICÍPIO AMAZÔNICO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2673Palavras-chave:
Comércio, Espécies, Peixes, Semana SantaResumo
O pescado é a principal fonte de proteína da população tabatinguense. Acompanhar a comercialização e consumo de peixes durante a Quaresma foi o objetivo deste trabalho. Os dados foram obtidos no Mercado Municipal de Tabatinga-AM durante a Quaresma dos anos de 2016, 2017 e 2018. Registraram-se as espécies comercializadas, ordenados como, família e espécie. Verificou-se o índice de diversidade de Shannon-Wiener (H’). Foi aplicado um questionário semiestruturado a 25 feirantes. Os peixes comercializados foram distribuídos em 5 ordens, 15 famílias e 48 espécies. As principais espécies comercializadas foram Brycon amazonicus (47,68%), Prochilodus nigricans (13,41%) e Mylossoma aureum (4,61%). O índice de Shannon classificado como médio (H’= 2,169). Os peixes são comercializados in natura (37,5%) e resfriado (46,9%), utilizando 2,0:1 proporção gelo:peixe (46,67%), os feirantes (50%) comercializam entre 50 e 150 kg peixes por dia. O consumo de pescado aumentou 26,78%. O preço médio do pescado elevou-se em 37,5% durante a semana santa. Estudos das espécies comercializadas no município proporcionarão subsídios para a criação estratégias de manejo e conservação do pescado.
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