DESENVOLVIMENTO DE QUADRO ALTERNATIVO PARA BICICLETA POR MEIO DA ANÁLISE DE ELEMENTOS FINITOS (FEA)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2891Palavras-chave:
Método Ashby, FEA, Fibra de Aramida, Design de Bicicletas, Quadro BicicletaResumo
Este trabalho teve como objetivo desenvolver um quadro de bicicleta no qual se tivesse como principais parâmetros resistência mecânica, leveza e custo-benefício, tendo como abordagem para desenvolvimento, primordialmente, a metodologia de seleção de materiais conhecido como Método Ashby. Na sequência, fez-se a definição do design ergonômico para uso urbano, a modelagem utilizando-se das ferramentas Autodesk Inventor® e a utilização da metodologia de Análise de Elementos Finitos - MEF (Finite Element Analyses – FEA) com o “software” ANYS®. Estes caminhos foram escolhidos por tornarem a concepção do projeto moderna e com o detalhamento que não seria possível com a utilização de ferramentas tradicionais. Com o uso do método Ashby foi determinada a utilização do compósito de fibra de aramida em matriz epóxi para a construção do quadro, seguido da análise pelo método dos elementos finitos, onde obteve-se a confirmação da rigidez e baixa massa do quadro, seguindo parâmetros que melhorem a ergonomia do usuário.
Downloads
Referências
ASHBY, Michael F. Material Selection in Mechnaical Design. 3. ed. Jordan Hill: Elsevier, 2005.
BALLARIN, Adriano W.; NOGUEIRA, Marcelo. DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DA MADEIRA JUVENIL E ADULTA DE Pinus taeda POR ULTRA-SOM. Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Botucatu, 2005.
BIKE MAGAZINE. Como escolher sua primeira bike. Disponível em: https://www.bikemagazine.com.br/2012/02/primeira-bike/ . Acesso em: 23 ago. 2021.
CAMPOS, A. B. D. G. Concepção de uma Base Articulada para Simulador Passivo de Bicicletas. Projeto de Graduação apresentado ao Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2018.
CRUZ, J. L. A. SELEÇÃO DE MATERIAIS E PROCESSOS EM UM PROTÓTIPO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PELO MÉTODO ASHBY: ESTUDO DE CASO DE UMA BIELA DO MOTOR. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, PATO BRANCO, 2018.
DAVIS, R.; HULL, Maury L. Design of Aluminum Bicycle Frames. Journal of Mechanical Design, Davis, 1981.
DIAS BICICLETA. O guia definitivo sobre como escolher bicicleta! Disponível em: https://blog.diasbike.com.br/tipos-bicicleta/guia-definitivo-sobre-como-escolher-bicicleta/. Acesso em: 23 ago. 2021.
DINÂMICA BICICLETAS. A Origem da Dinâmica Bicicletas. Disponível em: https://dinamicabicicletas.com.br/blog/a-origem-da-dinamica-bicicletas/ . Acesso em: 23 jun. 2021.
FERRANTE, Maurizio. Seleção de materiais. 3. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2021..
KOEHLER, Bruna O; AMICO, Andro Campos; SILVA, A. A. X. PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS ARAMIDA/EPÓXI E ARAMIDA/POLIÉSTER PRODUZIDOS POR INFUSÃO Á VÁCUO. 15° Congresso Brasileiro de Polímeros, Bento Gonçalves, 2019.
LIMA, G. R. D. Avaliação de um método de seleção de materiais: quadro de bicicleta. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
LONGUINHO, Bruno Moreira. ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO BAMBU. Departamento de Engenharia Civil UFSC, São Carlos, 2006.
MALEQUE, M. A.; DYUTI, Sarker. Materials for Bicycle Frame System – A Case Study on the Development of Selection Method. Conference: The third international conference on structure, processing and properties of materials SPPM2010At: Dhaka, Bangladesh, Bangladesh, 2010.
MILHEIRO, V. et al. Análise biomecânica da posição do ciclista na bicicleta. EFDeportes, Buenos Aires, 2015.
MOBILIDADE - ESTADÃO. Como escolher a bicicleta certa para pedalar todos os dias. Disponível em: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/como-escolher-a-bicicleta-certa-para-pedalar-todos-os-dias/ . Acesso em: 23 ago. 2021.
NOSSA, T. D. S. Estudo Comparativo das Tensões nas Interfaces de Compósitos de Resina Epoxi Reforçados com Fibras de Carbono, Aramida e Vidro. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA: Programa de pós Graduação em Ciência dos Materiais, Sorocaba, 2011.
PEQUINI, Suzi Marinõ. A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA BICICLETA E SUAS INPLICAÇÕES ENGÔNOMICAS PARA A MÁQUINA HUMANA. FAU/USP, São Paulo, 2000.
PEQUINI, Suzi; MORAES, Anamaria; PEQUINI, Paolo. BICICLETAS PARA USO PERSONALIZADO: RECOMENDAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo. 2015.
RAMOS, Felipe Mesquita. Estudo de Caso envolvendo a Ferramenta ECO Design na Metodologia de Seleção de Materiais. CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI, São Bernardo do Campo, 2015.
REVISTA BICICLETA. Urbanas – A cidade agradece! Disponível em: https://revistabicicleta.com/mobilidade/urbanas-a-cidade-agradece-2/ . Acesso em: 23 ago. 2021.
RONTESCU, C. et al. Choosing the optimum material for making a bicycle frame. Metalurgija -Sisak then Zagreb, Bucharest, 2015.
SILVEIRA, M. O. D. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: A BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE INTEGRADO. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Rio de Janeiro, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.