HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E A RELAÇÃO COM A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSOS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3010

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Habilidades emocionais, Idosos, Instituições de Longa Permanência

Resumo

O envelhecimento é um fenômeno universal, com aumento exponencial da longevidade, e devido a isso e outros fatores, as Instituições de Longa Permanência (ILPIs) se tornam, para muitos idosos, seu novo lar. É no que tange à qualidade de vida e à velhice, torna-se fundamental incluir as habilidades socioemocionais como um aspecto de análise. Assim, o objetivo desse estudo é compreender se a institucionalização influencia nas habilidades socioemocionais dos idosos. Realizou-se uma pesquisa integrativa da literatura nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pepsic, Periódicos Capes e na Biblioteca virtual Google Acadêmico, a partir dos descritores habilidades sociais, habilidades emocionais, idosos e instituições de longa permanência, combinados entre si pelo termo booleano AND, e foram selecionados somente artigos científicos publicados no período de 2017 a 2022 no idioma português. A partir dos resultados, verificou-se que as ILPIs influenciam nas habilidades socioemocionais dos idosos de forma positiva e negativa, visto que as instituições podem propiciar o estímulo nestas habilidades, por ser um local onde o idoso almeja melhor qualidade de vida em detrimento de uma vida solitária na comunidade, mas, por outro lado, há a possibilidade da falta de práticas e de poucos recursos integrativos neste ambiente, além da perda de autonomia, tristeza e vivências de abandono. Conclui-se que a velhice suscita indagações e reflexões, sendo fundamental o estímulo das habilidades socioemocionais, visto que se mostram como grandes aliadas nesse meio e percurso de vida, quando existentes de forma assertiva.

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Biografia do Autor

  • Eduarda Monyzi Nicodem

    Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

  • Gabriela Lohana Oliveira Fabri

    Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

  • Michele Daiane Schons

    Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

  • Nandra Martins Soares

    Doutoranda em Educação, Mestre em Desenvolvimento Comunitário e graduada em Psicologia. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

     

     

Referências

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Publicado

23/04/2023

Como Citar

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E A RELAÇÃO COM A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSOS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443010. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3010