INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3017

Palavras-chave:

Informática na Educação. Gestão Escolar. Projeto.

Resumo

Este trabalho discorre sobre a utilização da Informática na Educação, trazendo uma reflexão sobre a importância da atuação da gestão escolar e do docente coordenador de tecnologia educacional. Com a inserção dos computadores nas escolas e a utilização de tecnologias disponíveis na Internet, as instituições de ensino passaram por mudanças no seu cotidiano, nos procedimentos das práticas pedagógicas face à utilização de recursos tecnológicos. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre a implementação de um projeto de tecnologia educacional, mostrando os caminhos para os quais a gestão escolar deve direcionar suas ações visando a realização das fases de transição. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa, objetivando analisar contextualmente e trazer propostas para a inserção da Informática na Educação, considerando as questões levantadas, quais sejam: o papel da gestão escolar e do professor coordenador de tecnologia educacional, bem como as fases para implementação do projeto. Esta pesquisa de cunho bibliográfico foi fundamentada com base nos autores: Valente (1993), (2001), Barros (2009), Bona (2009), Ferreira (2014) e Tajra (2017). Nossas considerações sugerem para a necessidade de se dar prosseguimento a discussão do referido tema, reiterando a inevitabilidade de se fazer uma gestão democrática e de um planejamento, priorizando a utilização da Informática, possibilitando meios para potencializar novas formas de práticas pedagógicas alinhadas aos recursos tecnológicos, visando melhor atender aos anseios dos alunos do século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emanuele Nogueira de Souza

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA..

  • Amanda Beatriz Avelar Rocha

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – (NESCOA)/UEA.

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

     

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas

Referências

BARROS, D. M. V. 2009. Guia Didático Sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação. E-book. material para o trabalho educativo na formação docente. Rio de Janeiro. Vieira & Lent. Disponível em <https://repositorioaberto.uab.pt/browse?type=author&sort_by=1&order=ASC&rpp=20&etal=-1&authority=093e3628-a36f-4601-bbcd-66bc395fd02d&offset=40>. Acesso em: 10. mar. 2023.

BONA, B. O. 2009. Análise de softwares educativos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, Carazinho, RS, v.4, p. 35-55. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID71/v4_n1_a2009.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2023.

FERREIRA, M. J. M. A. 2014. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB. Disponível em < http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6325/1/PDF%20-%20Maria%20Jos%C3%A9%20Morais%20Abrantes%20Ferreira.pdf >. Acesso em 10. mar. 2023.

TAJRA, S. F. 2012. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica.

VALENTE, J. A. 1993. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas SP: Gráfica central da UNICAMP. Disponível em: <https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/computadores-e-conhecimento-repensando-educacao/>. Acesso em: 12. mar. 2023.

VALENTE, J. A. 2001. A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que. Afiliação: Departamento de Multimeios e Nied - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas - SP. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/287531062_A_Informatica_Na_Educacao_Como_Para_Que_e_Por_Que/fulltext/567776b608aebcdda0e9614f/A-Informatica-Na-Educacao-Como-Para-Que-e-Por-Que.pdf>. Acesso em: 12. mar. 2023.

Downloads

Publicado

13/04/2023

Como Citar

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443017. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3017