INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3017Palavras-chave:
Informática na Educação, Ensino, Gestão escolarResumo
Este trabalho discorre sobre a utilização da Informática na Educação, trazendo uma reflexão sobre a importância da atuação da gestão escolar e do docente coordenador de tecnologia educacional. Com a inserção dos computadores nas escolas e a utilização de tecnologias disponíveis na Internet, as instituições de ensino passaram por mudanças no seu cotidiano, nos procedimentos das práticas pedagógicas face à utilização de recursos tecnológicos. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre a implementação de um projeto de tecnologia educacional, mostrando os caminhos para os quais a gestão escolar deve direcionar suas ações visando a realização das fases de transição. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa, objetivando analisar contextualmente e trazer propostas para a inserção da Informática na Educação, considerando as questões levantadas, quais sejam: o papel da gestão escolar e do professor coordenador de tecnologia educacional, bem como as fases para implementação do projeto. Esta pesquisa de cunho bibliográfico foi fundamentada com base nos autores: Valente (1993), (2001), Barros (2009), Bona (2009), Ferreira (2014) e Tajra (2017). Nossas considerações sugerem para a necessidade de se dar prosseguimento a discussão do referido tema, reiterando a inevitabilidade de se fazer uma gestão democrática e de um planejamento, priorizando a utilização da Informática, possibilitando meios para potencializar novas formas de práticas pedagógicas alinhadas aos recursos tecnológicos, visando melhor atender aos anseios dos alunos do século XXI.
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Referências
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