FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: HISTÓRIA, PERSPECTIVAS E DILEMAS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Givanildo Pereira Moura
  • Arlindo Silva
  • Andrea da Conceição Lima dos Santos
  • Ednelma Silva Santana Borges

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3059

Palavras-chave:

Formação de professores, Brasil, Ensino

Resumo

Este artigo trata do tema da formação de professores, abrangendo aspectos históricos, perspectivas e dilemas. Como principal objetivo a ser alcançado, apresentar-se-á um recorte histórico e a trajetória da formação de professores no Brasil nas escolas onde a Constituição da Educação Básica é aplicada de forma democrática e reflexiva. Daí a importância de refletir sobre o desenvolvimento proporcionado pelos professores, identificando as formas como os próprios alunos se tornam agentes do processo de aprendizagem, mudanças de pensamento crítico, modificações e decisões sobre o ambiente ideal de aprendizagem com o grupo escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva. A importância de ter supervisores escolares atuando como mediadores dos acontecimentos emocionais dentro da escola se resume para garantir a qualidade do processo educacional formal no Brasil.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Givanildo Pereira Moura

    Graduação em Matemática e Pedagogia. Pós graduado em Psicopedagogia e mestrando em Educação Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Arlindo Silva

    Licenciatura Plena em Português e Literaturas – UFRR. Pós graduado em Gestão do Trabalho Pedagógico - Administração, Supervisão e Orientação Educacional - IBPEX – 2006 e mestrando em Educação Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Andrea da Conceição Lima dos Santos

    Graduada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Ednelma Silva Santana Borges

    Graduada em Pedagogia e História. Pós graduada em Docência no Ensino Superior, Políticas Públicas para a Educação, Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia Institucional, Clinica e Hospitalar e Educação Especial Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

     

Referências

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Publicado

30/04/2023

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: HISTÓRIA, PERSPECTIVAS E DILEMAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453059. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3059