FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: HISTÓRIA, PERSPECTIVAS E DILEMAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3059Palavras-chave:
Formação de professores, Brasil, EnsinoResumo
Este artigo trata do tema da formação de professores, abrangendo aspectos históricos, perspectivas e dilemas. Como principal objetivo a ser alcançado, apresentar-se-á um recorte histórico e a trajetória da formação de professores no Brasil nas escolas onde a Constituição da Educação Básica é aplicada de forma democrática e reflexiva. Daí a importância de refletir sobre o desenvolvimento proporcionado pelos professores, identificando as formas como os próprios alunos se tornam agentes do processo de aprendizagem, mudanças de pensamento crítico, modificações e decisões sobre o ambiente ideal de aprendizagem com o grupo escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva. A importância de ter supervisores escolares atuando como mediadores dos acontecimentos emocionais dentro da escola se resume para garantir a qualidade do processo educacional formal no Brasil.
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