ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PÓS-ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3079

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio, Licenciatura, Ensino presencial

Resumo

O estágio supervisionado obrigatório tem a finalidade de inserir o profissional em formação no âmbito de atuação, possibilitando o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências essenciais para analisar, refletir e intervir no cenário profissional. O estágio supervisionado geralmente é dividido em três níveis: I (observação), II (auxílio) e III (regência). A pandemia provocada pela disseminação do coronavírus 2019 afetou negativamente vários setores sociais, como a educação, em que várias instituições migraram para o ensino remoto, a fim de promover a continuidade do ensino. Contudo, pouco se sabe quais os impactos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, sendo mais bem evidenciados no pós-ensino remoto. Sendo assim, o objetivo foi relatar e descrever as experiências obtidas e vivenciadas a partir do estágio supervisionado III em ensino de Ciências Biológicas. Metodologicamente, trata-se de um relato das experiências obtidas e presenciadas durante a realização do estágio em uma escola pública de ensino médio em que havia retomado as atividades presenciais após o ensino remoto, sendo localizada em um dos municípios do estado da Paraíba (Brasil). Referentes às atividades realizadas no estágio, estas foram observação, planejamento e execução de aulas teóricas e/ou práticas. Além disso, por meio do estágio, foram observados alguns obstáculos potencializados pelo ensino remoto, como a dificuldade de interação entre os estagiários com os alunos, bem como pelo desvio do foco da aula para o celular por parte de alguns alunos. Diante disso, julga-se que, a realização do estágio contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores em formação.

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Biografia do Autor

  • Diogo Leonardo Santos Silva

    Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde.

  • Luciana Kelly de Sousa Silva

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Joana Larissa Vicente da Silva

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Suzy Nunes Crispim

    Professora da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB).

  • Márcio Frazão Chaves

    Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

  • Lilian Arruda Ribeiro

    Doutorada em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

26/04/2023

Como Citar

ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO PÓS-ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443079. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3079