EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3219

Palavras-chave:

Educação Empreendedora; Competências do Profesor; Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um programa de Ensino de Ciências, envolvendo os temas empreendedorismo e as competências do professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental. Investigou-se como a educação empreendedora é definida por pesquisadores da área de ensino de Ciências e se a competência empreendedora está contemplada nos documentos oficiais (BNCC, BNC-Formação) como uma das competências do professor de Ciências para o século XXI. Neste artigo abordamos somente a segunda parte da questão de investigação. Acredita-se que a competência empreendedora, assim como outras, precisa ser considerada na formação e na prática docente, o que justifica esta pesquisa, cujo objetivo geral foi situar, a partir de documentos oficiais, quais competências do estudante e do professor têm relação com a competência empreendedora, com vistas a contribuir para a formação e a prática docente de professores de Ciências para o século XXI. Os resultados mostram que existe uma correspondência entre as competências gerais da BNCC e as competências do professor propostas na BNC-Formação. Quanto a competência empreendedora, identificamos vários indicadores da sua presença, tanto na BNCC quanto na BNC-Formação, indicando caminhos para uma educação empreendedora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Magno Toledo

    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Sao Judas Tadeu. Especialização (Lato Sensu) em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Cruzeiro do Sul e Especialização (Lato Sensu) em Comércio Exterior e Economia Internacional pela Universitat de Barcelona / Espanha. Docente na área de Comércio Exterior e Relações Internacionais.

  • Maria Delourdes Maciel

    Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular I - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul. Docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. 

Referências

BAGGIO, A.F.; BAGGIO, D.K., Empreendedorismo: Conceitos e Definições, p.26-27, 2014. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/3CBF34B0D06A6941832572B1006F3722/$File/NT00035112.pdf .Acesso em 03/04/2023.

BITTENCOURT, C. C. A gestão de competências gerenciais: a contribuição da aprendizagem organizacional. 2001. 320 f. Tese (Doutorado em Administração) – Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

BOYATZIS, R. E. Self-directed learning. Executive Excellence, [S.l.], v. 21, n. 2, fev. 2004.

BRASLAVSKY, C. Bases, Orientaciones y criterios para el diseño de programas de formación de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 19, p. 1-28, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular-Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 29 abr. 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de novas normas para a formação do professor avança. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/bnc-professor. Acesso em: 03 mai. 2023.

BRASLAVSKY, C. Bases, Orientaciones y criterios para el diseño de programas de formación de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 19, p. 1-28, 1999.

CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L.; ALBUQUERQUE, L. G. de. Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. Revista de Administração - Rausp, São Paulo, v. 44, n. 4, p. 366, 2009.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. – 4. ed.- Barueri, SP: Manole, 2012.

COMISSÃO EUROPEIA (2012), Effects and impact of entrepreneurship programmes in higher education, Entrepreneurship Unit Directorate-General for Enterprise and Industry - European Commission, Bruxelas, março-2012.

CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 303.

CORSETTI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Unirevista, São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 36, jan. 2006.

DOLZ, J.; OLLAGNIER, E. (Org). O Enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 7. ed. São Paulo: Empreende, 2018.

DORNELAS, J. C. A. Introdução ao Empreendedorismo: desenvolvendo habilidades para fazer acontecer. São Paulo: Empreende, 2018.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, edição especial, p. 183-196, 2001.

LE BOTERF, G. De la compétence. Paris: Le Editions d’Organisation, 1994.

LIBERATO, A. C. T. Empreendedorismo na escola pública: despertando competências, promovendo a esperança! Estudo de Caso. Rio de Janeiro: SEBRAE, p.1, 2005.

LOPES, R.M.A. Contextualização sobre Empreendedorismo in LOPES, R.M.A. et. al. Ensino de Empreendedorismo no Brasil: panorama Tendências e Melhores Práticas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

MACHADO, N. J. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MACIEL, M.D. Auto formação docente: limites e possibilidades. São Paulo, 2000. 207f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP. São Paulo, 2000.

MACIEL, M. D. Situando a área CTS: ensino, pesquisa e formação. In MACIEL, M.D.; ALBRECHT, E.; MANASSERO-MAS, M.A. Ensino, Pesquisa e Formação. V II – São Paulo: Terracota. 2019.

MACIEL, M. D.; BISPO-FILHO, D. de O.; SCHIMIGUEL, J. Atitudes CTS Reveladas por Estudantes de pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. In Amaral, Carmen Lúcia Costa; Curi, Edda (Orgs.) Pesquisas e práticas de ensino em Química e Biologia. São Paulo: EditoraTerracota, 2009 ,pp. 43-58.

MARTÍN, E.; MORENO, A. Competência para aprender a aprender. Editorial Alliance, 2009. ISBN 978-84-206-8410-9

PARRY, S. B. The quest for competencies. Training. Jul. 1996. Vol. 33. No. 07. pp. 48-54.

PEREIRA, M. A. C. Competências para o ensino e a pesquisa: um survey com docentes de engenharia química. 2007. 289 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PERRENOUD, Ph. 10 novas competências para ensinar Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Trad. FARIA, H. et al. Lisboa: Dom Quixote, 1993 (Temas de Educação; v.2).

PERRENOUD, P. THURLER, M. G. As competências para ensinar no século XXI. A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed 2002.

RABAGLIO, M. O. Ferramentas de avaliação de performance com foco em competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, p. 22, 2006.

SACRISTÁN, J. G. Educar por competências. O que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.

SIMÕES, C.M.; RALHA-SIMÕES, H. O desenvolvimento pessoal dos professores e a competência pedagógica. In: TAVARES, J.; MOREIRA, A. (Eds.) Desenvolvimento aprendizagem, currículo e supervisão. Aveiro: PIDACS,1990. p. 179-203 .

VASCONCELOS, A. F. Fatores que influenciam as competências em docentes de Ciências Contábeis. In: Encontro da ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.

ZABALA, A. ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

27/05/2023

Como Citar

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453219. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3219